Ícone alego digital Ícone alego digital

Declaração da música sertaneja como patrimônio cultural é publicada no Diário Oficial

09 de Fevereiro de 2023 às 12:41

Foi sancionada pelo Poder Executivo e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 21.749, originalmente projeto de lei nº 8548/21, de autoria do ex-deputado Chico KGL (UB), que declara a música sertaneja como patrimônio cultural goiano.

A lei também estabelece que todos os anos, no dia primeiro de outubro - dia em que se comemora o Dia Internacional da Música -, um artista goiano receba a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por relevantes serviços prestados à sociedade.

A justificativa da matéria aponta que a música sertaneja goiana possui posição de destaque nas principais plataformas musicais em níveis internacionais, além de ser o gênero mais ouvido em mais da metade dos estados do Brasil.

“Além de contar a cultura e as tradições goianas, a música sertaneja vem sendo utilizada pelos seus artistas como instrumento de resistência social. Cantoras (...) abraçam um importantíssimo movimento artístico/social de expressão, resistência e de luta contra as atrocidades cometidas por uma sociedade machista”, destaca o ex-deputado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.