Lucas Calil propõe o tombamento do Marco Zero de Goiás, que fica no distrito de Buenolândia
Está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), projeto de nº 10708/22, de iniciativa do deputado Lucas Calil (MDB) que trata do tombamento do "Marco Zero" de Goiás, localizado no encontro do Rio Vermelho com o Rio Bugre, em Buenolândia, distrito da cidade de Goiás. A intenção é integrar o conjunto histórico do Marco Zero ao patrimônio histórico-cultural do Estado de Goiás.
Em justificativa do projeto, o parlamentar explica que a proposta reconhece o local como de suma importância para história do Estado, uma vez que foi ali o início do povoamento de Goiás, onde Bartolomeu Bueno da Silva ergueu o primeiro povoado goiano, o Arraial da Barra, em 6 de julho de 1726. A história conta, ainda, que foi naquele ponto onde Bartolomeu Bueno teria colocado fogo na aguardente, fazendo os índios acreditarem que se tratava de água.
A matéria está sob a relatoria do deputado Talles Barreto (UB) e deve ser apreciada na CCJ quando se iniciarem as reuniões do colegiado após o dia 15 de fevereiro.