Alego realiza 1ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura nesta 4ª-feira, 15

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) volta às atividades ordinárias nesta quarta-feira, 15, com uma sessão solene para inaugurar a primeira Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, composta por 41 parlamentares. O evento ocorrerá às 15h no plenário Iris Rezende Machado da Casa. Durante a solenidade, o Governo do Estado encaminhará à Casa o plano de metas para 2023.
Na ocasião, a oposição será representada pelo deputado Paulo Cezar Martins (PL), que fará o primeiro discurso. Em seguida, o líder do Governo, deputado Wilde Cambão (PSD), fará seu pronunciamento em nome da situação no Parlamento goiano. A primeira sessão deliberativa ordinária desse ano está prevista para o dia seguinte, quinta-feira, 16, também às 15 horas. Na oportunidade, os parlamentares irão discutir e votar questões importantes que afetam o estado de Goiás e seus cidadãos.
Expectativa
A Casa inicia os trabalhos em 2023 com 41 deputados divididos em 16 partidos. O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), expõe sua expectativa afirmando que os trabalhos irão seguir no sentido de aproximar cada vez mais o Parlamento goiano de toda a população.
Para fortalecer esse propósito, serão promovidas ações em bairros e cidades goianas através dos mutirões do Governo estadual. “Vamos caminhar de mãos dadas com o Governo do estado sempre no intuito de servir a nossa população”, explica Bruno Peixoto.
Com esse objetivo, como exemplo de ações tomadas na 20ª Legislatura, já foram criadas, no Parlamento goiano, a Diretoria de Cultura e a Diretoria de Participação Popular. A medida inédita visa, principalmente, trazer à sociedade o contato com as decisões tomadas no Poder Legislativo, seja através da realização de atividades culturais ou do debate de temas de interesse público. “Queremos trazer a população para a Assembleia e mostrar que ela é de todos. A intenção da criação dessas diretorias é justamente isso”, completa o presidente da Alego.
Deputados da 20ª Legislatura
Alessandro Moreira (Progressistas)
Amauri Ribeiro (UB)
Amilton Filho (MDB)
Anderson Teodoro (Avante)
André do Premium (Avante)
Antônio Gomide (PT)
Bia de Lima (PT)
Bruno Peixoto (UB)
Cairo Salim (PSD)
Charles Bento (MDB)
Clécio Alves (Republicanos)
Coronel Adailton (PRTB)
Cristiano Galindo (Solidariedade)
Del. Eduardo Prado (PL)
José Machado (PSDB)
Fred Rodrigues (DC)
Dra. Zeli Fritsche (PRTB)
Dr. George de Morais (PDT)
Gugu Nader (Agir)
Gustavo Sebba (PSDB)
Henrique César (PSC)
Issy Quinan (MDB)
Jamil Calife (Progressistas)
Julio Pina (PRTB)
Karlos Cabral (PSB)
Lincoln Tejota (UB)
Lineu Olímpio (MDB)
Lucas Calil (MDB)
Lucas do Vale (MDB)
Major Araújo (PL)
Mauro Rubem (PT)
Paulo Cezar (PL)
Renato de Castro (UB)
Ricardo Quirino (Republicanos)
Rosângela Rezende (Agir)
Talles Barreto (UB)
Veter Martins (Patriota)
Virmondes Cruvinel (UB)
Vivian Naves (Progressistas)
Wagner Neto (PRTB)
Wilde Cambão (PSD)
A nova Mesa Diretora
Presidente, Bruno Peixoto (UB)
Primeiro vice-presidente, Charles Bento (MDB)
Segundo vice-presidente, Clécio Alves (Republicanos)
Terceiro vice-presidente, Antônio Gomide (PT)
Primeiro vice-presidente corregedor, Cairo Salim (PSD)
Segundo vice-presidente corregedor, Lucas do Vale (MDB)
Primeiro secretário, Virmondes Cruvinel (UB)
Segundo secretário, Julio Pina (PRTB)
Terceiro secretário, Amauri Ribeiro (UB)
Quarto secretário, Gugu Nader (Agir).
Evento cultural
Para dar início às atividades do primeiro ano legislativo da 20ª Legislatura, a seção de Atividades Culturais da Alego promove nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, uma ocupação cultural: em referência às celebrações do Carnaval, um grupo de percussionistas irá percorrer em cortejo as dependências do Parlamento goiano. Participarão da apresentação – que começa às 14h, no saguão principal - integrantes da Associação Coró de Pau, do bloco Negroides Baque do Cerrado, da banda afro Visual Ilê, do bloco Não é Não, e do Circo Laheto. A cantora Thainá Janaína fará o encerramento do cortejo no plenário Iris Rezende onde, às 15h, será realizada a sessão ordinária inaugural da 20ª Legislatura.
Às vésperas do dia 21 de fevereiro, a realização dessa ocupação na Alego tem como objetivos valorizar o trabalho de artistas goianos, celebrar a cultura popular e difundir conceitos relacionados às celebrações do Carnaval.