Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados pedem vista de projeto que concede gratificação a professores

14 de Fevereiro de 2023 às 17:00

A Comissão Mista colocou em votação na reunião desta terça-feira, 14, o projeto nº 0073/23, da Governadoria, que cria a Gratificação de Estímulo à Efetiva Regência de Classe (Geerc) e a Gratificação de Coordenação Pedagógica (GRATCP) para valorizar os profissionais da Educação. No final do encontro do colegiado, os deputados Major Araújo (PL) e Paulo Cezar Martins (PL) pediram vista da matéria, o que prejudicou a votação. 

Durante a discussão do projeto, a deputado Bia de Lima (PT) disse ser favorável ao projeto, mas afirmou que se fosse possível apresentaria emenda garantindo o benefício também para quem está de licença médica e lembrou que há uma batalha maior a ser travada que é reformular a carreira e pagar o piso salarial dos professores. “Como presidente do Sintego eu digo que a tarefa maior ainda está por vir. Reformar escolas é bacana, mas educação de qualidade se faz com profissionais qualificados e valorizados. Só conquistaremos isso com uma nova carreira, tema que iremos discutir com o Governo do Estado. Goiás é atualmente o penúltimo estado no ranking dos salários dos professores”, ressaltou.

Líder do Governo, o deputado Wilde Cambão (PSD) pediu celeridade na deliberação da matéria para que ela fosse votada ainda na reunião desta terça-feira, 14, pois caso contrário os professores não vão receber a gratificação no mês de fevereiro. Ele garantiu que os profissionais da regência de bandas também receberão o benefício. “A ideia do projeto é pagar todos que estão na sala de aula. O projeto é muito claro. Isso não é uma ação apenas do governador. É uma ação do Estado. Há um reconhecimento da categoria. Nunca se viu na história de Goiás a Educação votar tão em peso num governador como votou nessa eleição".

O presidente da comissão, Wagner Neto, ressaltou que a matéria tem de ser aprovada até nesta quarta-feira, dia 15, pois, do contrário, muitas pessoas deixarão de receber o reajuste do mês de fevereiro. Ele reforçou o pedido feito pelo líder do Governo para que os deputados abrissem mão do pedido de vista, o que não aconteceu nesta reunião. 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.