Amilton Filho fala em nome da bancada governista. Wilde Cambão discursa representando o Governador

O representante do MDB, deputado Amilton Filho, proferiu discurso na sessão de instalação da 20ª Legislatura, representando a base aliada do governador Ronaldo Caiado na Assembleia Legislativo do Estado de Goiás (Alego). Enfatizou que a área social é a prioridade do chefe do Poder Executivo neste mandato, após ter recuperado as finanças do Estado no primeiro quadriênio de sua gestão. A solenidade no plenário Iris Rezende foi realizada na tarde desta quarta-feira, 15.
“Quero compartilhar o meu sentimento e o sentimento que foi expresso nas urnas pelo povo goiano. O mandato passado do governador e o mandato passado da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás deixam legados que são indeléveis e muito importantes que se traduziram na vitória de Ronaldo Caiado em primeiro turno com, obviamente, mais de 50% dos votos. E vejo falas aqui citando a fome, contudo, acompanhei atentamente o discurso do governador na cerimônia de posse dos deputados de que a área social é uma prioridade para este mandato”, observou o parlamentar, apontando para a entrega de mais 1,2 milhão de cestas básicas, e programas sociais de impacto como o Mães de Goiás, Aluguel Social, o Nordeste Solidário.
Amilton repercutiu também os avanços de Goiás no ensino público, que fizeram Ronaldo Caiado ostentar o título de o Governador da Educação, respeitado pela comunidade escolar do Estado. Ele destacou a reforma e ampliação de todas as 1.049 unidades escolares estaduais, bolsas escolares, valorização dos profissionais da área.
“A gente olha para a Saúde, que sempre tem demandas, e acompanho a realidade dos municípios mais carentes, podendo constatar a transformação que as policlínicas vêm fazendo nessas localidades, encurtando distâncias e facilitando a vida dos pacientes mais carentes. E vejo ainda o legado que a crise da Covid-19 deixou com as novas UTIs no interior do Estado, e a transformação que as unidades hospitalares regionais, como o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, tem feito por Goiás”, comentou.
O deputado emedebista ainda pontuou que os goianos vivem hoje uma realidade na Segurança Pública diferente de quatro anos atrás, sendo que, hoje, todos os índices de violência foram reduzidos, do homicídio ao roubo. “Isso é graças a um Governo que teve a Segurança Pública como prioridade, uma grande marca desse Governo. A segurança na prática faz a diferença na vida do cidadão”, frisou.
Para encerrar, o emedebista declarou sua gratidão a Deus pelo desafio superado. “Porque entregamos, na legislatura passada, um Estado muito melhor que nós pegamos e nosso desafio nesse mandato que efetivamente se inicia hoje nessa Casa é entregar um Estado melhor ainda. Então, quero convidar a todos os senhores a arregaçarmos as mangas e irmos à luta por um Estado melhor”, arrematou.
Discurso do Líder do Governo
Na sessão solene de instalação da 20ª Legislatura, no plenário Iris Rezende, o deputado Wilde Cambão (PSD), líder do governo na Alego, discursou em nome do Governador.
Além de pontuar que as diferenças de perspectivas são o que tornam forte o Parlamento, o deputado afirmou que as diversas ideologias políticas devem “caminhar sempre para um denominar comum, o bem da coletividade”.
Comprometendo-se a trabalhar em parceria com os colegas deputados e o Governo estadual, Cambão lembrou que a meta do governador Ronaldo Caiado será, neste novo mandato, “erradicar a fome no Estado de Goiás”.
O deputado disse, ainda, que o governo atual deixará como heranças a honestidade e a transparência. “Costumo dizer isso para ele [Caiado]. As grandes obras, a ação social, os projetos são muito importantes. Mas o grande legado é o da honestidade.”
Ao final do discurso, Cambão enviou um cumprimento ao ex-presidente da Assembleia de Goiás, Lissauer Vieira, que liderou a Casa de Leis ao longo de toda a 19ª Legislatura, de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2023.