Karlos Cabral propõe que alunos da rede pública de ensino do Estado recebam assistência de profissionais da fonoaudiologia
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai deliberar sobre o projeto de lei que objetiva a atuação da fonoaudiologia no âmbito escolar. A proposição, de autoria do deputado Karlos Cabral (PSB) e protocolado sob o nº 108/2023, tem sua importância para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita das nossas crianças, visando sempre à prevenção e detecção de possíveis alterações relacionadas à comunicação, favorecendo um trabalho educacional mais completo e mais eficaz.
O parlamentar justifica que, no desenvolvimento da linguagem da criança, tanto na normalidade quanto no da patologia, é o fonoaudiólogo o profissional capaz de fornecer ao professorado, com maior segurança, o que é natural ou não para cada faixa etária. “No planejamento escolar é muito importante, uma vez que ele pode contribuir para a elaboração de atividades diárias que envolvam o desenvolvimento normal da linguagem, fala e das habilidades auditivas, além de propor estratégias que auxiliem a aprendizagem”, observa.
De acordo com Cabral, a fonoaudiologia tem muito a oferecer, como parte integrante da equipe pedagógica, agregando conhecimentos sobre a comunicação humana, que são de sua competência, assim como discutindo estratégias educacionais que possam favorecer o processo de ensino e aprendizagem. “Sendo a educação escolar um direito de todos, a fonoaudiologia auxilia na potencialização de práticas pedagógicas que contribuam para a melhoria do processo de aprendizagem e, consequentemente, da qualidade da educação brasileira”, arremata.
A matéria tramitou na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi relatada e teve parecer favorável do deputado José Machado (PSDB). Agora o projeto será encaminhado ao Plenário da Casa para votação .