Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ se reúne nesta 5a-feira para distribuição e votação de processos parlamentares e de vetos do Governo

09 de Março de 2023 às 09:36
Crédito: Hellenn Reis
CCJ se reúne nesta 5a-feira para distribuição e votação de processos parlamentares e de vetos do Governo
Comissão Mista híbrida

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Legislativo goiano reúne seus integrantes nesta quinta-feira, 9, para votação e distribuição de 58 processos de autoria parlamentar e vetos da Governadoria. Entre as matérias aptas à votação,  17 contam com parecer favorável e 10 com entendimento contrário da relatoria, além de dois vetos, um com parecer pela manutenção e outro pela manutenção parcial. Há ainda 29 matérias para distribuição, 26 de autoria parlamentar e três oriundas do Executivo. 

O encontro, sob a coordenação do presidente do colegiado, deputado Wagner Neto (Solidariedade), tem lugar na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela, às 14 horas. A reunião será transmitida pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, também, pelo canal do Youtube, quando poderá ser acompanhada pela população em geral e imprensa.

Entre as matérias aptas à votação, temos a Campanha de Incentivo ao Primeiro Voto nas redes de ensino pública e privada, da qual trata o texto do processo nº 1126/22, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB).

O intuito da iniciativa é estimular o interesse dessa faixa etária em participar da vida política e conscientizá-la sobre o potencial que o voto tem de mudar a realidade do país. “A campanha deve transmitir a mensagem de que o Brasil pertence a toda a população brasileira e que os jovens podem fazer a diferença por meio do voto”, assinala Virmondes na justificativa da propositura.

E afirma ainda que, “nesse contexto, é necessário entender que a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado democrático de direito, no qual ‘todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente’”. 

Por fim, o legislador ressalta que “conhecer o funcionamento do processo eleitoral brasileiro, entender o sistema por meio do qual os candidatos são eleitos, perceber o que é legítimo e aquilo que ofende a moralidade da disputa eleitoral contribui para a conscientização do eleitor na escolha de seus representantes”, orienta. 

Confira rol completo de matérias

Votação

Parecer favorável

Processo nº 1126/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a realização da Campanha de Incentivo ao Primeiro Voto nas redes de ensino pública e privada. Relatado pelo ex-deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Processo nº 1275/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública o Rotary Club de Campos Belos – Nova Geração, com sede

naquele município. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Processo nº 1966/22 – Ex-deputado Francisco Oliveira – Declara de utilidade pública a Associação Esportiva Gêmeos FG, com sede no município

de Santa Rita do Araguaia. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Processo nº 2115/22 – Deputado Wilde Cambão – Declara de utilidade pública o Rotary Club de Formosa, com sede naquele município. Relatado pelo deputado Charles Bento.

Processo nº 10277/22 – Deputado Cairo Salim – Obriga implantação pelas

empresas operadoras de cartões de crédito e débito (adquirentes) de máquinas adaptadas para pessoas com deficiência. Relatado pelo ex-deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Processo nº 10435/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui Política Estadual para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura e Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura (Promel-GO). Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Processo nº 10556/22 – Deputado Talles Barreto – Dispõe sobre o suporte e acompanhamento psicológico para policiais militares e civis ativos. Relatado pelo ex-deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 10561/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui o DIA "D" - Dia Estadual de Incentivo às Práticas de Desburocratização. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Processo nº 10623/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Concede Título de Cidadania a Nivaldo José Mendes. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Processo nº 76/23 – Deputado Karlos Cabral – Altera Lei n° 17.477, de 25 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Sistema de Assistência à Saúde dos

Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde). Relatado pelo deputado Major Araújo. 

Processo nº 95/23 – Deputado Amilton Filho – Cria o Dia da Internet Segura nas Escolas. Relatado pelo deputado Major Araújo.

Processo nº 100/23 – Deputado Amilton Filho – Proíbe a realização de trote aos calouros das escolas superiores e de universidades estaduais, quando promovido sob coação, agressão física, moral ou qualquer outra forma

de constrangimento. Relatado pelo deputado Major Araújo.

Processo nº 111/23 – Deputado Karlos Cabral – Torna obrigatória a informação sobre cor ou identificação racial em todos os cadastros, bancos de dados e registros de informações assemelhados, públicos e privados em Goiás. Relatado pelo deputado Major Araújo.

Processo nº 112/23 – Deputado Karlos Cabral – Altera a Lei n° 15.569, de 18 de janeiro de 2006, que dispõe sobre a obrigação da operadora de plano de assistência à saúde de fornecer aos consumidores documentação especificada. Relatado pelo deputado Major Araújo.

Processo nº 117/23 – Deputada Rosângela Rezende – Inclui no Calendário Cívico Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Feira de Negócios Agropecuários (Feinagro), realizada no mês de abril, no município de Mineiros. Relatado pelo deputado Mauro Rubem.

Processo nº 129/23 – Deputado Paulo Cezar – Institui a Política Estadual de Navegação de Paciente. Relatado pelo deputado Major Araújo.

Processo nº 130/23 – Deputado Karlos Cabral – Trata da disponibilização de equipamentos adequados para a realização de exame de mamografia em mulheres com deficiência. Relatado pelo deputado José Machado.

Contrário 

Processo nº 2252/19 – Deputado Talles Barreto – Concede isenção total do IPVA para responsáveis legais de pessoas com deficiência. Relatado pelo deputado Lucas Calil com voto em separado em contrário do deputado Bruno Peixoto.

Processo nº 2852/19 – Deputado Talles Barreto – Torna obrigatório uso de capacete para os usuários de patinetes elétricos. Relatado pelo ex-deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 5695/19 – Deputado Virmondes Cruvinel – Dispõe sobre medidas de proteção e de incentivo aos agentes públicos que denunciem a prática de crime, ato de improbidade, violação de direitos ou qualquer outro ilícito verificado no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta. Relatado pelos ex-deputados Vinícius Cirqueira e Dr. Antonio.

Processo nº 6138/19 – Deputado Virmondes Cruvinel — Dispõe sobre o cancelamento de serviços prestados de forma contínua. Relatado pelo deputado Lêda Borges.

Processo nº 6374/19 – Deputado Virmondes Cruvinel – Dispõe sobre as diretrizes para implantação, pelos municípios, de Grupos de Promoção à Saúde, no âmbito da Estratégia de Saúde da Família na Atenção Básica do SUS. Relatado pelo ex-deputado Helio de Sousa.

Processo nº 6577/19 – Deputado Virmondes Cruvinel – Trata do prazo para a realização de exames complementares necessários para a confirmação da hipótese diagnóstica de neoplasia maligna nas Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Relatado pelo ex-deputado Helio de Sousa.

Processo nº 3566/20 – Deputado Talles Barreto – Dispõe sobre a isenção por 6 meses do ITCD referentes às áreas públicas doadas as empresas com o intuito de regularizar e fomentar a industrialização, bem como, a permanência e geração de novos empregos, em razão da pandemia da covid-19. Relatado pelo ex-deputado Helio de Sousa.

Processo nº 3702/20 (Apensamento processo nº 3761/20) – Deputado Talles Barreto – Dispõe sobre a livre circulação, estacionamento e isenção de cartão

área azul para prestadores de serviços essenciais. Relatado pelo ex-deputado Helio de Sousa.

Processo nº 1535/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Dispõe sobre o atendimento preferencial aos profissionais da contabilidade. Relatado pela ex-deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 10713/22 – Deputado Talles Barreto – Assegura às pessoas surdas, a realização das provas para a retirada da Carteira Nacional de

Habilitação (CNH), Língua Brasileira de Sinais (Libras) e auxílio de intérprete de Libras para o curso teórico e prático. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Vetos 

Manutenção

Processo nº 10946/22 – Veto parcial da Governadoria ao autógrafo de lei nº 534, de 3 de novembro de 2022, de autoria do deputado Gustavo Sebba. O texto institui a Política Estadual de Diagnóstico e de Tratamento dos Transtornos de Ansiedade e da Síndrome da Depressão. Relatado pelo deputado José Machado. 

Manutenção parcial

Processo nº 10948/22 – Veto parcial da Governadoria ao autógrafo de lei nº 543, de 8 de novembro de 2022. Texto de autoria da ex-deputada Delegada Adriana Accorsi, que cria o Sistema Estadual de Prevenção ao Furto, ao Roubo e ao Comércio Ilegal de Bicicletas em Goiás. Relatado pelo deputado Major Araújo. 

Distribuição

Processo nº 4631/19 (Redistribuição) – Deputado Gustavo Sebba – Assegura o acesso dos profissionais de educação física particular às academias de ginástica para o acompanhamento de seus clientes. Relatado pelo deputado Major Araújo  com voto em separado do deputado Bruno Peixoto pela diligência. 

Processo nº 6375/19  (Redistribuição) – Deputado Talles Barreto – Declara de utilidade pública a Associação Atlética Sol Nascente (AASN), com sede no  município de Trindade. Relatado pelo deputado Lucas Calil pela diligência.

Processo nº 7464/21 (Redistribuição) – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara utilidade pública a organização não governamental Salvarcão, com sede em Uruaçu. Relatado pelo ex-deputado Dr. Antonio pela diligência. 

Processo nº 8806/21 (Redistribuição) – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Roberto Martins Melo, com sede em Minaçu. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques pela diligência.

Processo nº 801/22 (Redistribuição) – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Associação Cultural e Valores, com sede em Inhumas. Relatado pelo ex-deputado Delegado Humberto Teófilo pela diligência.

Processo nº 2116/22 – Deputado Wilde Cambão – Declara de utilidade pública o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados  Rurais de Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama e  Valparaíso de Goiás, com sede no município de  Luziânia. Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel. 

Processo nº 2119/22 – Deputado Wilde Cambão – Declara de utilidade pública a Associação de Capoeira do Valparaíso (Asscav), com sede naquele município. Relatado pelo ex-deputado Francisco Oliveira pela diligência. 

Processo nº 2349/22 (Redistribuição) – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Associação Vida de Cão para o Abandono e Redução Populacional (Avicarp). Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Processo nº 10255/22 (Redistribuição) – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública o Conselho Comunitário de Segurança e Desenvolvimento do Bairro Garavelo Sul, com sede em Hidrolândia. Relatado pelo ex-deputado Delegado Humberto Teófilo pela diligência.

Processo nº 10287/22 (Redistribuição) – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública o Asilo São Vicente de Paulo, com sede em Pires do Rio. Relatado pelo deputado Charles Bento pela diligência. 

Processo nº 10478/22 (Redistribuição) – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Central dos Pequenos Produtores Rurais de Minaçu. Relatado pelo ex-deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10564/22 (Redistribuição) – Deputado Talles Barreto – Obriga o restabelecimento de água no prazo máximo de 2 horas após pagamento e

solicitação formalizada. Relatado pelo ex-deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10565/22 (Redistribuição) – Deputado Talles Barreto – Altera o artigo 28 da Lei n° 19.587, de 10 de janeiro de 2017, que estabelece normas gerais para realização de concurso público pela administração direta, autárquica e fundacional de Goiás, para garantir à pessoa surda, a realização da prova em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Processo nº 10566/22 (Redistribuição) – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Associação Cultural Movimento Alternativo, com sede em Palmeiras de Goiás. Relatado pelo ex-deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10709/22 (Redistribuição) – Deputado Wilde Cambão – Declara de utilidade pública o Grupo de Apoio Comunitário do Parque Estrela D’alva,

com sede em Luziânia. Relatado pelo ex-deputado Francisco Oliveira pela diligência.

Processo nº 10710/22 (Redistribuição) – Deputado Talles Barreto – Dispõe sobre o Programa Bombeiros nas Unidades Educacionais da Rede Pública e Privada do Estado de Goiás. Relatado pelo ex-deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10739/22 (Redistribuição) – Deputado Wilde Cambão – Declara de utilidade pública a Associação Comercial e Industrial do Distrito de Ingá (Acidi), com sede em Luziânia. Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Processo nº 10775/22 (Redistribuição) – Deputado Talles Barreto – Obriga exame de mutação genética dos genes BRCA1 e BRCA2 em pacientes com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário na rede pública de saúde. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Processo nº 10797/22 (Redistribuição) – Deputado Talles Barreto – Declara de utilidade pública o Instituto Real Desenvolvimento Social (IRDS), com sede

no município de Abadia de Goiás. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Processo nº 10820/22 (Redistribuição) – Deputado Delegado Eduardo Prado e outros – Concede Título de Cidadania a Manuela Moreira Soares Gerhardt. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Processo nº 10825/22 (Redistribuição) – Deputado Delegado Eduardo Prado e outros – Concede Título de Cidadania a Eduardo Cardoso Gerhardt. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Processo nº 10826/22 (Redistribuição) – Deputado Delegado Eduardo Prado e outros – Concede Título de Cidadania a Francisco Edson Lima Torcate. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Processo nº 10831/22 (Redistribuição) – Deputado Virmondes Cruvinel e outros – Concede Título de Cidadania a Tarcisio Vieira de Carvalho Neto. Relatado pelo ex-deputado Rubens Marques.

Processo nº 10852/22 (Redistribuição) – Deputado Virmondes Cruvinel – Declara de utilidade pública a Associação de Equoterapia João Lucas Caetano Rebouças, com sede em Jussara. Relatado pelo ex-deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10932/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Concede Título de Cidadania a José César da Costa.

Processo nº 159/23 – Deputado Anderson Teodoro e outros – Denomina a unidade de saúde de Águas Lindas, Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho.

Vetos

Processo nº 134/22 (Redistribuição) – Governadoria – Veta parcialmente o autógrafo de lei nº 323, de  21 de dezembro de 2021, que estima receita e fixa 

despesa do Estado para o exercício de 2022.  Relatado pelo ex-deputado Dr. Antonio. 

Processo nº 1617/22  – Governadoria – Veta parcialmente o autógrafo de lei nº 70, de  29 de março de 2022, que altera a Lei n° 20.491, de 25 de junho  de 2019, que estabelece a organização  administrativa do Poder Executivo, e a Lei n°  21.239, de 12 de janeiro de 2022. 

Processo nº 169/23  – Governadoria – Veta integralmente o autógrafo de lei nº 8, de  14 de fevereiro de 2023, de autoria do deputado Paulo Cezar Martins, que institui a obrigatoriedade de  permanência de, no mínimo, um policial  militar em cada estabelecimento da rede  estadual de ensino. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.