Matéria propõe a realização de exame para diagnóstico do pé torto congênito em recém nascidos no estado
O projeto nº 175/23, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), autoriza que os hospitais da rede pública estadual de saúde realizem, nos recém-nascidos, o exame para diagnóstico do pé torto congênito.
A matéria informa que o recém-nascido que obtiver resultado positivo para pé torto congênito será encaminhado para tratamento nas unidades de atendimento especializado. Assim que o bebê for diagnosticado será comunicado à Secretaria de Estado da Saúde para o devido controle e registro em banco de dados.
Um dos objetivos do projeto de lei é realizar tempestivamente o exame que contribuirá para a diminuição de casos mais severos do pé torto congênito.
O texto ressalta, ainda, a importância do tratamento precoce do pé torto. “Quando o tratamento é feito de maneira correta e logo após o nascimento, a maior parte das crianças conseguem andar e realizar suas atividades normalmente. Todavia, caso não seja tratado, pode resultar em graves dificuldades de locomoção e transtornos para toda a vida”, colocou.
A matéria está em análise na Comissão de Saúde e aguarda aprovação para ir ao Plenário.