Ícone alego digital Ícone alego digital

Governadoria veta projeto de deputado que pretendia criar portal específico para pessoas com deficiência

14 de Abril de 2023 às 11:50

Já foi lido no Expediente e deve ser colocado em votação em breve um processo da Governadoria, protocolado com o número 240/23, que trata do veto integral ao projeto de lei nº 10036/22. O projeto vetado é de autoria do deputado Paulo Cezar (PL), o qual propõe instituir canal específico, via portal na internet, para que pessoas com deficiência em Goiás informem suas maiores dificuldades e necessidades.

O projeto, aprovado em dois turnos na Alego, alterava a Lei nº 20.638, de 14 de novembro de 2019, ampliando a efetividade de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. A justificativa da Governadoria para o veto é que a criação de um portal próprio para as pessoas com deficiência “poderá ocasionar o risco de sobreposição de serviços já disponibilizados” e que isso se deve ao fato de que “para todos os serviços públicos digitais já existe o portal da ouvidoria, que permite aos cidadãos manifestarem-se sobre quaisquer assuntos”.

A subcontroladoria de Governo Aberto e Ouvidoria Geral, da CGE, informou ser a responsável pela coordenação do sistema de ouvidoria em Goiás. Com isso, as manifestações registradas no Portal da Ouvidoria podem ser encaminhadas para qualquer pessoa e são sempre classificadas, não necessitando de um portal próprio para o tema, como apontava o projeto original apreciado na Alego. O processo já foi analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e recebeu parecer contrário ao veto pelo relator, deputado Major Araújo (PL).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.