Ícone alego digital Ícone alego digital

Governo veta autógrafo que incluía matéria sobre direitos dos animais em escolas

08 de Maio de 2023 às 10:15

O Governo possui em apreciação na Alego o processo de  nº 241/23, que veta integralmente o autógrafo de lei aprovado no Parlamento goiano. Trata-se da proposição de n° 4955/20, de autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que previa acrescentar, na grade curricular das escolas de ensino fundamental e médio, o tema direitos dos animais e bem-estar animal, visando conscientizar os alunos para evitar situações de maus-tratos, abandono e abuso animal. O veto encontra-se em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda parecer do relator, deputado Telles Barreto (UB).

A Secretaria Estadual de Educação registrou que, além da impossibilidade de inclusão de novas disciplinas nos currículos dos ensinos fundamental e médio, a matéria tratada no autógrafo está prevista no conjunto de habilidades e de competências do documento curricular para Goiás. Ela também apontou que a temática é trabalhada em diversos componentes curriculares dos referidos ensinos da rede estadual de Goiás.

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) também recomendou o veto jurídico, pois a matéria apresenta “vício material”, não estando em conformidade com o artigo 35 da Lei Complementar Estadual nº 26, de 28 de dezembro de 1998. A PGE diz que não há nos autos elementos que associem o tema às características locais e regionais da sociedade, da cultura e da economia goianas, aptos a justificar sua inclusão na parte diversificada do currículo da educação básica.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.