Profissionais de zootecnia são homenageados no Parlamento estadual, por iniciativa da deputada Rosângela Rezende

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu, na manhã deste sábado, 10, sessão solene em homenagem aos zootécnicos em atuação no estado. A solenidade, de iniciativa da deputada Rosângela Rezende (Agir), teve lugar no Plenário Iris Rezende, onde os profissionais foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo.
Além da parlamentar, na condução dos trabalhos, a mesa diretiva foi composta pelo presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO), Rafael Costa Vieira e Antelmo Teixeira Alves, respectivamente, e a presidente da Comissão Estadual de Zootecnia da entidade, Denise Gonçalves Ferreira.
Reconhecimento
A cerimônia, que antecede o Dia Nacional do Zootecnista, celebrado anualmente em 13 de maio, teve como objetivo reconhecer a contribuição dos profissionais para o desenvolvimento da agropecuária goiana. São trabalhadores que, segundo Rezende, “colocam o estado na vanguarda do agronegócio brasileiro e mundial”.
“Temos o orgulho de dizer que o nosso estado é referência nacional na produção de carne, leite, ovos e tantos outros produtos de origem animal e que, por trás disso, desse índice de produtividade, de cada avanço tecnológico, no manejo, na nutrição, no melhoramento genético, está o trabalho do zootecnista”, pontuou a deputada que se colocou, ainda, à disposição para contribuir, enquanto parlamentar, com os avanços da profissão.
Em nome dos homenageados, o zootecnista Fabrício Estrela enalteceu a homenagem e classificou a data como um dia para a celebração e gratidão à categoria. “Cada um de nós tem uma história com a zootecnia e todas elas são capítulos vivos da construção dos profissionais zootecnistas em Goiás e no Brasil”, destacou.
Estrela disse que o momento é mais do que celebrar o passado. "Celebramos o que somos e o que ainda podemos ser. E que nunca nos falte amor pelo que fazemos, coragem para seguir adiante e consciência do impacto que geramos para a vida das pessoas, mesmo quando elas não nos vêem.”
Valorização da categoria
Ao fazer uso da palavra, Denise Gonçalves agradeceu a autora da iniciativa “por abrir a Casa para que a categoria se sinta representada dentro da instituição”, e ao presidente do Parlamento estadual, deputado Bruno Peixoto (UB), por permitir que a Assembleia Legislativa seja um local acessível a toda a comunidade goiana.
“A homenagem é mais do que merecida a todos nós. Saio daqui de alma lavada por conseguir entregar a vocês o que a gente de fato merece, que é o reconhecimento social”, celebrou Gonçalves.
O presidente do CRMV, Rafael Costa Vieira, e o vice, Antelmo Teixeira Alves, apontaram os trabalhos realizados pela instituição no estado e enalteceram a profissão, considerada de grande importância para a sociedade.
“São pessoas que fazem a diferença onde estão, compartilhando o saber com o objetivo de levar melhoria, condição de vida e dignidade à sociedade”, pontuou Teixeira. “Agradeço, enquanto ser humano, pela existência de profissionais com essa responsabilidade de estarem cuidando da vida animal em prol da vida humana, do desenvolvimento econômico e da sociedade”, salientou Vieira.
Premiação
A solenidade também foi marcada pela entrega do prêmio "Professor Renato Tangari Dib 2024", do CRMV-GO ao zootecnista Fernando Coelho da Silva. Trata-se de um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo profissional ao desenvolvimento agropecuário do país, evidenciando a excelência e o impacto da atuação dos zootecnistas no cenário produtivo nacional.
Ao fazer uso da palavra, o homenageado agradeceu a condecoração, exaltou a profissão e parabenizou os zootécnicos presentes. “Hoje, para mim, é um dia ímpar, por ter a oportunidade de receber esse prêmio, que me honra muito, principalmente por ser em nome do professor Renato Tangari Dib, profissional que deixou o seu legado.”