Ícone alego digital Ícone alego digital

Reconhecimento do empadão como patrimônio de Goiás tramita na Alego

25 de Abril de 2023 às 13:25

O reconhecimento do empadão goiano, produzido na Cidade de Goiás, como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado, tramita na Assembleia Legislativa. A proposta, apresentada pelo presidente da Comissão de Turismo da Casa, deputado Coronel Adailton (Solidariedade), está em avaliação pela Comissão de Cultura, Esporte e Lazer. 

Conforme o texto da justificativa do projeto nº 226/23, a receita do empadão goiano surgiu há mais ou menos 150 anos na Cidade de Goiás, antiga Vila Boa, à época, capital do estado. Em seguida, se espalhou pelas outras cidades do centro-oeste. 

Na versão mais tradicional, a iguaria leva frango, carne e linguiça suína, azeitona, palmito, queijo, molho de tomate, miolo de pão e até ovo. Com o passar dos anos e de forma opcional, ingredientes típicos da culinária goiana foram adicionados, como pequi e guariroba. 

“Para quem é de fora de Goiás, pode até parecer com as tradicionais empadas que são consumidas em outros lugares do Brasil, mas o empadão goiano é maior e feito em formas específicas, sendo a massa forrada de forma muito fina e com bastante recheio”, assinala o parlamentar na justificativa da matéria. 

Outro ponto abordado por ele na justificativa é que, com o passar dos anos, o empadão tornou- se um verdadeiro símbolo da cultura gastronômica goiana. Hoje, é facilmente encontrado em diferentes estabelecimentos do Estado, muitos deles localizados na Capital. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.