Ícone alego digital Ícone alego digital

Aprovada matéria que dá preferência em aeronaves do Estado a ações de transplante de órgãos

21 de Março de 2023 às 16:19

A logística de transporte pode fazer a diferença na complexa operação em que muitas vezes equipes médicas e familiares de doador e receptor se defrontam para salvar a vida de alguém que está à espera de um órgão para transplante. Na tentativa de contribuir para encurtar essa distância e garantir um maior número de transplantes no estado, o deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa em que prioriza a utilização de aeronaves do Governo do Estado para o transporte de equipes de captação de órgãos para transplantes. A propositura de nº 2055/20 foi aprovada em primeira votação nesta terça-feira, 21, pelo Plenário.

A matéria prevê que o Poder Executivo deve priorizar, com preferência, suas aeronaves para essa finalidade. Para o autor da proposta, a lei poderá evitar casos em que órgãos não sejam retirados e transplantados por falta de uma estrutura de traslado adequada e rápida, como muitos casos exigem, sob pena de perder o material que garante a renovação da vida a quem está na fila de espera por um transplante.

“Muitas pessoas que necessitam de transplantes no Brasil morrem por ausência de doadores. Por outro lado, muitos órgãos são perdidos em razão da falta de um transporte eficiente entre o local onde o doador faleceu e o local onde seria realizada a cirurgia de transplante, considerando a distância de ambos”, argumenta Prado.

Ademais, o deputado reitera que, no plano federal, em 2017, com a edição do Decreto nº 9.175, a Força Aérea Brasileira (FAB) passou a manter permanentemente disponível, no mínimo, uma aeronave exclusivamente para transporte de órgãos, tecidos e partes do corpo humano até o local em que será feito o transplante. Apenas em 2019, até o dia 25 de setembro, a FAB foi responsável por 117 missões de transporte de órgãos, tecidos e equipes, totalizando 121 órgãos transportados.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.