"Cerrado é a caixa d'água do Brasil e contribui muito com a economia", destacou o palestrante da manhã
Durante evento que se segue no auditório 2, no térreo da Alego, dentro da programação da Semana da Água, o palestrante Jorge Enoch Werneck, doutor em Hidrologia, superintendente-adjunto na Agência Nacional de Águas (ANA) e Membro do Steering Committee da GWP, promoveu a palestra magna com a temática “Contribuição do Cerrado para os Recursos Hídricos do Brasil”.
Ao abrir sua fala, o palestrante destacou que Goiás é considerado um estado rico em água, também faz parte do Cerrado brasileiro, que é conhecido como sendo a ‘Caixa d’água do Brasil’. É essa região geográfica que é responsável pela recarga dos lençóis freáticos do país, funcionando praticamente como um grande emissor de águas. Mas o quanto isso é importante e como contribui para a economia no Brasil é o ponto primordial que vamos enfatizar hoje.
“Os dados mostram que a água que cai aqui e se espalha para todo o Brasil e grande parte da América do Sul. O Cerrado também contribui com oito das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras. Sai mais água do Cerrado do que na foz da bacia. Nosso clima favorece a manutenção desse ciclo”, explicou o professor.
Ele apresentou vários slides com gráficos, números e dados, mostrando detalhadamente o comportamento do bioma Cerrado e, ainda, apresentou uma comparação deste com outros biomas relevantes no Brasil. No entendimento dele, a capacidade de produção de água do Cerrado está diretamente relacionada com o modo como ele se comporta. Entretanto, ele destacou que próximo das cidades, especialmente as maiores, a qualidade da água requer urgentemente de maiores cuidados.
No entendimento do professor, "a gestão precisa ser adequada à nova realidade que se está posta. O Distrito Federal, por exemplo, está em cima de um local de nascente para várias bacias hidrográficas e isso exige um cuidado redobrado. A discussão é difícil, precisa ser técnica, ter gestão e participação da sociedade”, ensinou o doutor em hidrologia .
Ao término da palestra, a deputada Rosângela Rezende (Agir), fez a entrega do Prêmio Protetor das Águas para nove profissionais que se destacam na defesa do Meio Ambiente em Goiás. Ela explicou que o Prêmio Protetor das Águas foi criado pensando no reconhecimento de pessoas e instituições que se destacaram pelas ações em prol das águas do nosso Estado, seja diretamente por meio de ações de recuperação e preservação ou indiretamente, pela formulação de políticas públicas, prevenção de desastres e gestão.
Confira abaixo os primeiros homenageados a receberem esta premiação :
Dr. Juliano de Barros Araújo - Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, titular da 15ª promotoria de Justiça de Goiânia, especializada na Tutela do Meio Ambiente e Urbanismo.
Eduardo Camiz de Fonseca Júnior - Empreendedor de barragens que atendeu de imediato ao chamado da Semad para regularização das barragens em Goiás. Foi um dos primeiros a iniciar o cadastramento de suas duas barragens no Sistema Estadual de Informações de Segurança de Barragens (SEISB) da Semad além de mantê-las com as Portarias de Outorga sempre vigentes.
Coronel Pedro Carlos Borges de Lira - Comandante do 6º Batalhão de Bombeiro Militar do Estado de Goiás, representando a Defesa Civil do Corpo de Bombeiros do Estado. Pela parceria com a Semad, pelo pronto atendimento nos mais diversos casos de emergência, e também pelas ações preventivas, como o Nordeste Solidário, que permitiram evitar que desastres maiores acontecessem e que vidas fossem salvas.
Reginaldo Passos - Assessor Ambiental da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), pelo Programa Recuperação de Nascentes - Projeto de Proteção e Conservação de Nascentes e Minas. Até 2022 foram recuperadas e protegidas 94 nascentes nas propriedades rurais dos cooperados.
Meirinalva Maria Pinto – Presidente do Instituto Plantadores de Água. O Plantadores de Água é uma organização que atua prioritariamente na região metropolitana de Goiânia. Iniciou os seus trabalhos no final do ano de 2019 e tem contribuído ativamente na recuperação de mananciais que fazem parte da bacia do ribeirão Anicuns, um dos principais afluentes do rio Meia Ponte em Goiânia.
Sebastião Xavier do Rego – Presidente da ONG "Em Defesa da Vida", que visa trazer uma melhor qualidade de vida para os munícipes de Bom Jardim de Goiás, buscando a preservação do córrego que abastece a cidade, bem como todos os demais córregos, rios e riachos, visando sempre a Preservação e Conservação do Meio Ambiente.
André de Oliveira Amorim – Gerente do Centro de Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) pela incansável produção de dados e informações de grande relevância que são utilizados no norteamento do trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e outras instituições que necessitam de base de dados para suas ações.
Marcelo Martines Sales – Pelo desenvolvimento e aprimoramento do Sistema de Segurança de Barragens do Estado de Goiás. O Sistema de cadastro e classificação de barragens é primordial para o estabelecimento de uma cultura de segurança de barragens, visando a proteção de vidas e do meio ambiente.
Marcos Aurélio Gomes Antunes – pela Coordenação dos trabalhos de elaboração dos Planos de Bacia de quatro dos cinco comitês instalados no Estado. Os Planos de bacia são instrumentos primordiais para a gestão das águas com eficiência, direcionamento e foco no âmbito das bacias hidrográficas.