Semana da Água na Alego

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) iniciou nesta manhã o evento que marca a Semana da Água, reunindo a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Casa, a Escola do Legislativo, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) e a Secretaria de Cultura (Secult). O encontro, que acontece hoje e amanhã, tem como lema "Uma ação integrada pelas águas do Cerrado" e conta com a participação de diversas autoridades e órgãos de governo.
Em sua fala durante a abertura do evento, a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego, deputada Rosângela Rezende (Agir), comentou que, diante das ações integradas pelos órgãos governamentais, o colegiado que preside encampou o desafio de debater sobre a temática envolvendo o Cerrado”.
A deputada disse que “as ações intersetoriais são fundamentais para que a sociedade, num esforço conjunto, possa aceitar o desafio e defender suas águas. Por isso mesmo, quero deixar aqui o espaço da Alego sempre aberto, para que todos vocês possam elencar pontos de discussões de políticas públicas que contribuam para a promoção do meio ambiente, com atenção especial proposta nesse dia para os recursos hídricos”.
José Bento da Rocha, Subsecretário de Planejamento Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, em sua participação durante este primeiro dia do evento, destacou a importância da parceria entre os órgãos de estado para a preservação do meio ambiente. Ele ressaltou que a Semana da Água é um momento crucial para discutir a gestão desse recurso natural e promover a capacitação dos profissionais da área e da população.
Já o presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), Ricardo José Soavinski, abordou a relevância dos recursos hídricos para a vida e a economia. Ele mencionou os avanços na estrutura física do saneamento em Goiás e a importância da preservação dos ecossistemas para manter o ciclo da água.
Soavinski afirmou que, apesar dos investimentos em infraestrutura e tecnologia, é fundamental cuidar dos ecossistemas e recuperar áreas degradadas para garantir a disponibilidade de água. Ele ressaltou, ainda, a relevância da água para o turismo e lazer em Goiás, lembrando que o estado possui ricas cachoeiras e atrativos naturais.
As ações desenvolvidas durante o evento visam promover uma abordagem integrada para a preservação das águas do Cerrado, envolvendo todos os setores da sociedade e fomentando a conscientização sobre a importância desse recurso vital.
Palestra
Neste primeiro dia do evento, Jorge Enoch Werneck, doutor em Hidrologia e Superintendente Adjunto na Agência Nacional de Águas (ANA), ministrou a palestra magna "Contribuição do Cerrado para os Recursos Hídricos do Brasil". Ele ressaltou a riqueza hídrica de Goiás, parte do Cerrado brasileiro, conhecido como a "Caixa d'água do Brasil", responsável pela recarga dos lençóis freáticos do país.
Werneck apresentou dados e gráficos demonstrando a relevância do Cerrado para 8 das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras. Ele alertou, no entanto, que nas grandes cidades a qualidade da água exige atenção imediata. Para o especialista, a gestão dos recursos hídricos deve ser adaptada à realidade atual, envolvendo discussões técnicas e a participação da sociedade.
Após a palestra, a deputada Rosângela Rezende entregou o Prêmio Protetor das Águas a nove profissionais que se destacam na defesa do meio ambiente em Goiás. O prêmio reconhece pessoas e instituições que atuam na recuperação, preservação e gestão dos recursos hídricos do estado. Entre os homenageados estavam representantes do Ministério Público, Defesa Civil, cooperativas, ONGs e instituições ligadas à gestão das águas.
Na oportunidade houve, ainda, na manhã desta quarta-feira, 22, no decorrer do evento, apresentação cultural do grupo Violeiros de Goiás.
A programação do evento segue nesta tarde e amanhã. Confira a programação:
DIA 22/03
Painel 1 (14h - 15h): “Alocação negociada como estratégia para resolução de conflitos em áreas críticas” - Moderação: gerente GEIG (Fabrício) - Auditório 1
Palestrantes:
- Apresentação 1: Marco José de Melo Neves [Patrick Thadeu Thomas] (Superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos - ANA)
- Apresentação 2: Gustavo Antônio Carneiro (Superintendente de Recursos Hídricos – ADASA), "Alocação Bacia do Pipiripau e afluentes Distritais do Rio Preto".
Painel 2 (16h – 17h): “O uso das informações hidroclimatológicas e da qualidade da água como diferencial estratégico" - Moderação: gerente CIMEHGO (André Amorim) - Auditório 1.
Palestrantes:
- Apresentação 1: Camila Campos (SRHS)
- Apresentação 2: Coronel Pedro Carlos Borges de Lira, Comandante de Operações de Defesa Civil – CODEC.
DIA 23/03
MANHÃ
Painel 1 (9h - 10h): “Integração academia e gestão - Fundamentos científicos para um caminho de sucesso” - Moderação: Camila Campos (SRHS) - Auditório 1
Palestrantes:
- Apresentação 1: Ricardo Tezzini (UNB, Comitê de Bacia do Paranaíba DF)
- Apresentação 2: Emiliano Lobo de Godoi (Virada Ambiental, UFG)
Painel 2 (10:30h – 12h): “Programas de conservação de solo e água, pagamento por serviços ambientais - Estudo de casos e possibilidades de expansão" - Moderação: GEIG (Fabrício) - Auditório 1
Palestrante: - Apresentação 1: Marcos Francisco Cabral (Gerência de Instrumentos de Gestão)
- Apresentação 2: Fábio Bakker (Coordenador UGP Descoberto)
TARDE
Painel 1 (14h – 15h): “ Evolução da cultura da segurança de barragens em Goiás” - Moderação: Marcelo Sales (gerente GEPOSB) - Auditório 1
Palestrantes: - Apresentação 1: Tiago Castro (FAEG)
- Apresentação 2: Alexandre Gomes de Souza (CREA)
Painel 2 (15:30h – 17h): “Consciência de consumo e os impactos da destinação inadequada dos resíduos sobre a qualidade da água e saúde" - Moderação: Kaoara Batista (gerente GEPOS) - Auditório 1
Palestrantes: Apresentação 1: Lívia Maria Dias (UFG)
- Apresentação 2: Ellen Dânia (ADASA).