Programação da Semana da Água teve continuidade na tarde desta quarta-feira, 22
Dando continuidade à programação da Semana da Água, aconteceu, na tarde desta quarta-feira, 22, o painel “Alocação negociada como estratégia para resolução de conflitos em áreas críticas”, com o moderador, gerente de instrumentos econômicos e apoio aos colegiados e presidente da CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser. Foram palestrantes do tema o superintendente-adjunto de regulação de usos de recursos hídricos da ANA, Patrick Thomas; reguladora de recursos hídricos da Adasa - Alocação Bacia do Pipiripau e afluentes distritais do Rio Preto, Adriana Maria e a superintendente da Saneago, Camila Roncato.
O superintendente-adjunto de regulação de usos de recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Patrick Thomas, pautou sobre a importância da temática da palestra acerca da Semana da Água. “Nós percebemos que as crises hídricas estão acontecendo com mais frequência, ou seja, secas e inundações estão acontecendo mais vezes e de uma forma mais intensa. Para que a gente possa enfrentar esse desafio, nós precisamos de mecanismos. A alocação de águas é uma grande alternativa para poder compatibilizar a demanda de água para irrigação com a disponibilidade, que vem sofrendo com problemas de escassez”, argumentou afirmando, também, que é uma excelente forma de mitigar os efeitos das mudanças que estão acontecendo.
Após o término da palestra, aconteceu, nas dependências da Assembleia, um momento de descontração com a Banda Ciranda da Arte, que cantaram músicas populares brasileiras e que faz referência ao Dia Mundial da Água, que é comemorado nesta quarta-feira, 22.
A programação segue até domingo, 26, com a realização de mesas técnicas, palestras, apresentações culturais, eventos esportivos e programação educativa nos parques, numa parceria entre várias secretarias de Estado.