Dr George Morais defende projetos para consumo de ácido fólico contra anencefalia
O deputado Dr George Morais (PDT) abriu os discurso do Pequeno Expediente, da sessão ordinária desta quarta-feira, 22, para defender projetos de sua autoria voltados à conscientização sobre a importância do consumo de ácido fólico (vitamina B9). Como justificativa, o parlamentar citou pesquisas que apontam a eficácia da medida quanto à prevenção da anencefalia.
“70% dos casos são causados pela falta de ingestão de ácido fólico, que deve ser administrado antes da gravidez e, especialmente, nos primeiros 28 dias de gestação”, ponderou.
Morais lembrou determinação da Anvisa para suplementação da vitamina na composição de farinhas e defendeu iniciativas complementares. “Acredito que o conhecimento vai nos mostrar caminhos. Por isso, apresentei, hoje, três projetos. Um para a conscientização de adolescentes em escolas de primeiro e terceiro graus sobre a importância da ingestão. Outro exigindo que a Secretaria de Saúde realize a distribuição gratuita do ácido fólico. E também outro para a promoção de semana sobre o tema nas escolas estaduais”.
O pronunciamento do deputado acontece após caso recentemente noticiado sobre gestante que perdeu bebê recém-nascido devido à diagnóstico tardio de anencefalia. “É uma situação incompatível com a vida. Como médico não existe momento pior do que receber uma gestante e, após um simples ultrassom, ter que dar essa triste notícia”, lamentou.