Aprovado em primeira votação projeto que visa utilização do whatsapp para auxiliar mulheres vítimas de violência
A disponibilização em sites e aplicativos dos órgãos estaduais de Goiás de um ícone destinado à realização de denúncias de crimes cometidos contra mulheres em todo o estado. É o que postula a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), através do projeto de lei nº 8355/21, que foi apensado ao projeto nº 4974/20, do deputado Karlos Cabral (PSB), aprovado no primeiro turno de discussão e votação, na Ordem do Dia desta quarta-feira, 22 .
Na proposição está estabelecido que esse ícone deve ser disponibilizado em todos os sites dos órgãos públicos do estado, sendo esses dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, autarquias e Ministério Público. “Só para se ter ideia da importância da nossa proposição, os feminicídios apresentaram um aumento de 66% em abril de 2020, se comparado com o mesmo período de 2019. E é evidente que a redução desse indicador depende do aumento de denúncias”, ressalta a parlamentar petista.
A deputada lembra que a Polícia Civil do Rio Grande do Sul disponibilizou à sociedade um número de WhatsApp para facilitar denúncias de violência contra a mulher, onde, além das próprias vítimas, amigos, familiares e vizinhos podem relatar agressões, de forma anônima.
O projeto de Karlos Cabral institui o serviço de denúncias de violência contra a mulher, via WhatsApp. Ambas as proposições visam orientar e prestar assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade familiar vítimas de agressão física e moral.
O projeto seguem agora para o segundo turno de votação no plenário. Se for aprovado, será enviado para sanção do governador.