Executivos do Grupo Equatorial apresentam situação e medidas do setor elétrico em workshop na Alego
Executivos do Grupo Equatorial participaram de um workshop promovido pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás para apresentar informações sobre o setor elétrico nacional e discutir medidas para melhorar a qualidade do serviço prestado em Goiás. Durante a apresentação, foram destacados três mitos que costumam circular sobre o setor elétrico.
O primeiro mito desmistificado foi o de que o consumidor está pagando toda a conta de energia para a distribuidora. Segundo os representantes do grupo, na verdade, apenas entre 18 e 20% do valor total pago vai para a distribuidora, enquanto o restante é destinado a geradores, transmissores, encargos e impostos.
O segundo mito é que, por ser um monopólio natural, as distribuidoras não têm incentivo para melhorar o serviço prestado. No entanto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regula o setor e estabelece regras de competição para incentivar a melhoria contínua do serviço prestado pelas distribuidoras.
Por fim, o terceiro mito desmistificado foi o de que as distribuidoras são contra a geração distribuída de energia solar. Na verdade, as distribuidoras são a favor da geração distribuída, mas são contrárias ao modelo de tarifação que acaba fazendo com que consumidores sem geração distribuída paguem pelo desconto dado aos que possuem geração distribuída.
Os executivos do Grupo Equatorial ressaltaram a importância de disseminar informações corretas sobre o setor elétrico para que o conhecimento seja compartilhado e os mitos sejam desmistificados. A iniciativa foi elogiada pelos deputados presentes, que destacaram a importância da parceria entre a Assembleia Legislativa e as empresas do setor elétrico para a melhoria dos serviços prestados em Goiás.