Ícone alego digital Ícone alego digital

Gustavo Sebba quer capacitar e valorizar mulheres que atuam em área rural

10 de Maio de 2023 às 11:35

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto nº 264/23, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que propõe a promoção da atividade rural das mulheres com inclusão de qualificação. A matéria tem objetivo de trazer o desenvolvimento de ações que resultam na capacidade produtiva de profissionalizar, assegurando sua plenitude emocional, física e psíquica. 

O parlamentar pretende qualificar a mulher na zona rural, com intuito de promover eventos voltados à capacitação para a geração de emprego, dando  prioridade à prestação sustentável por estabelecimentos que são chefiados por mulheres com propósito de melhorias na qualidade de vida das famílias, reduzindo a desigualdade de gênero.

O autor ressalta o crescimento da mulher no setor do agronegócio, realçando a importância do protagonismo feminino, no qual se ampliou as habilidades de liderança, gestão e administração, "tendo em vista que a mulher tem quebrado vários paradigmas, sociais, culturais, antes então este papel ficava sobre a gestão masculina", afirmou o parlamentar.
 
Sebba apontou a pesquisa realizada em 2021 feita pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). As estatísticas apontam que, atualmente, as mulheres proprietárias ou sócias somam 59,2%; as que ocupam cargos de diretoras, gerentes, administradoras e coordenadoras  totalizam 30,5%; são colaboradoras e funcionárias, 10,4%. A pesquisa mostra, ainda, que, no mercado atual, 57% das mulheres participam ativamente de sindicatos e associações rurais.

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) indicam que existe longa jornada pela frente. Estes dados apontam inúmeras desigualdades sociais, políticas e econômicas que ainda serão enfrentadas pelas mulheres no campo. Os números mostram que as mulheres, mesmo possuindo 35% das terras, recebem apenas 10% dos valores destinados a créditos e 5% da assistência técnica. 

A matéria já tramitou na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde teve aprovado o parecer favorável do relator, deputado Amilton Filho (MDB), e agora aguarda análise na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.