Ícone alego digital Ícone alego digital

Lineu Olimpio apresenta matéria para coibir afixação de adesivos informativos sobre corte de energia elétrica

14 de Abril de 2023 às 08:00

Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a propositura nº 119/23, cujo objetivo é coibir as concessionárias de energia elétrica de fixarem adesivos informativos nos medidores residenciais do consumidor sobre cortes no fornecimento. A matéria é de iniciativa do deputado Lineu Olimpio (MDB).

A propositura estabelece aplicação de multas, segundo as leis de proteção ao consumidor, nas situações em que houver o descumprimento da lei. Para justificar a iniciativa, o deputado apontou que é sabido por todos que os adesivos informativos, embora especifiquem sobre o risco de choque elétrico ao tentar reativar o fornecimento, são dispostos apenas quando o consumidor não efetua o pagamento. Lineu Olimpio pontuou que a prática expõe o consumidor ao constrangimento.

O deputado ressaltou, ainda, que o projeto não tem por objetivo estimular a inadimplência. Pelo contrário, ele afirmou que a morosidade nos trâmites de informações bancárias pode ocasionar o corte mesmo após a efetivação do pagamento. Olimpio também considerou que a empresa pode continuar a prática de cortes no fornecimento, desde que não ocasione desconforto ao consumidor.

A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e está sob relatoria do deputado Lincoln Tejota (UB). Se receber aval positivo do colegiado, a matéria estará apta para votação em duas fases em Plenário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.