Sancionada lei que institui o mês estadual “Maio Roxo”
Recebeu a sanção da Governadoria a Lei Estadual nº 21.822, de autoria do Bruno Peixoto (UB). A proposta institui, em Goiás, o mês estadual “Maio Roxo”, dedicado à conscientização, prevenção e combate às doenças inflamatórias intestinais. A matéria tramitou com nº 5770/21, quando foi aprovada em dois turnos na Alego, em fevereiro.
As Doenças Inflamatórias Intestinais são doenças autoimunes, o que significa que o sistema imunológico do organismo ataca o próprio intestino, por considerá-lo estranho. Isso frequentemente produz dor, perda de sangue, diarreia frequente e às vezes sem controle, perda súbita de peso, não sendo raro que sejam encontradas manifestações extra intestinais.
A justificativa da matéria diz que “as pessoas acometidas geralmente apresentam períodos de maior atividade da doença, em que os sintomas se intensificam, alternados com períodos de remissão, quando há alívio da sintomatologia. Com o advento da pandemia, os casos das referidas enfermidades se intensificaram, pelo fato da redução de cuidados médicos nesta área em específico”.