A superlotação nos presídios goianos é debatida na Comissão de Direitos Humanos da Alego
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) segue com a reunião que trata sobre o sistema prisional goiano e a situação das pessoas encarceradas sob custódia do Estado. A mesa da reunião é composta por diversas autoridades e representantes de organizações que atuam na temática.
O deputado Mauro Rubem (PT), membro titular da Comissão, está presente na mesa e participando ativamente do debate. Além dele, também estão presentes Vitor Albuquerque da ABJD – Núcleo Goiás; Patrícia Benchimol, da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas Privadas de Liberdade; Cláudia Nunes, do Comitê Estadual de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno; o defensor Salomão Rodrigues da Silva Neto, da Defensoria Pública do Estado de Goiás; Viviane Martins, do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura; e Camila Alves, da Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS).
Durante a discussão, diversos temas têm sido abordados, como a superlotação dos presídios, a falta de assistência médica e jurídica adequadas, a questão da violência e da tortura no ambiente prisional, entre outros assuntos relevantes para a garantia dos direitos humanos dos detentos.
A Comissão de Direitos Humanos tem como objetivo promover e defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais. O debate está sendo realizado na sala de reuniões 101, bloco C, Palácio Maguito Vilela da Assembleia Legislativa de Goiás. Mais informações sobre o debate serão divulgadas em breve.