Ícone alego digital Ícone alego digital

Direitos dos detentos e seus familiares são abordados em reunião da Comissão de Direitos Humanos da Alego

28 de Março de 2023 às 10:10

Durante a reunião de trabalho da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que trata do sistema prisional goiano e a situação das pessoas encarceradas sob custódia do Estado, Patrícia Benchimol, da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas Privadas de Liberdade, fez uso da palavra e destacou a difícil realidade vivida pelos detentos e seus familiares.

Segundo Patrícia, muitas unidades prisionais não têm condições básicas de higiene, como água e energia, o que causa um sofrimento físico e psicológico nos detentos. "Além disso, os presos são tratados de forma desumana pelos agentes penitenciários, advogados e até mesmo pela própria família. Ela relata que muitos familiares recebem gritos e são tratados com desrespeito quando tentam visitar seus entes queridos", destacou.

A situação, de acordo com Patrícia, é tão grave que muitos presos perdem a dignidade como pessoas e acabam se tornando violentos e agressivos. "É preciso garantir a dignidade humana dentro das unidades prisionais e que o Estado precisa assumir sua responsabilidade para mudar essa realidade".

A discussão na Comissão de Direitos Humanos é fundamental para que esses temas sejam debatidos e para que medidas efetivas sejam tomadas para garantir os direitos dos detentos e de suas famílias. A Comissão tem como objetivo promover e defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e trabalha para garantir que esses princípios sejam respeitados em todas as esferas do poder público.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.