Criação de 'dezembro verde' para conscientização ao não abandono de animais é aprovada
Instituir o Mês Estadual ''Dezembro Verde'', dedicado à sensibilização e à conscientização ao não abandono de animais. É o que determina o art. 1º do projeto de lei 5131/20, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira, 28. Essa campanha terá um laço na cor verde como símbolo.
Em sua justificativa, Prado lembra que, atualmente, têm sido adotadas ações de âmbito mundial para o enfrentamento de problemas graves de saúde pública. São exemplos as campanhas denominadas "Outubro Rosa", que representa a prevenção ao câncer de mama; e o "Novembro Azul", para prevenção de câncer de próstata.
Nesse sentido, o deputado propõe o "Dezembro Verde", como um momento de conscientização da população de que o abandono de animais é uma forma de maus-tratos. "O mês Dezembro Verde foi criado pelo protetor de animal Alex Paiva, de Sobral, no Ceará. O ativista sentia a necessidade de falar sobre o abandono de animais diante das crescentes estatísticas. E o mês de dezembro foi escolhido para a campanha, porque justamente no dia 10 de dezembro ocorre o Dia Internacional dos Animais.”