Ícone alego digital Ícone alego digital

Isenção de imposto a portadores de visão monocular é aprovada em primeira votação

28 de Março de 2023 às 16:05

O ex-deputado Vinícius Cirqueira (Pros) apresentou a esta Casa o projeto de lei nº 4517/21, que inclui os portadores de visão monocular no conceito de "pessoa portadora de deficiência visual". O objetivo é conceder isenção de imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviços (ICMS) aos portadores do problema quando se tratar da compra de veículos automotores. A matéria foi aprovado pelo Plenário, em primeira votação, nesta terça-feira, 28. 

“O referido benefício já existe e está previsto no inciso XIV do art. 7º, anexo IX, do Decreto n° 4.852, de 29 de dezembro de 1997. O projeto busca apenas incluir as pessoas com visão monocular dentre aqueles que poderão usufruir dessa isenção”, explica o parlamentar em suas justificativas. Segundo o Decreto 5.296 de 2004, é considerada deficiência física toda "alteração, completa ou parcial, de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física".

De acordo com as explicações do ex-parlamentar, a visão monocular traz prejuízo ao campo visual que pode dificultar muito a vida da pessoa. Segundo ele, diversas instâncias dos Poderes Executivo e Judiciário já estenderam aos portadores do problema os mesmos direitos assegurados às pessoas com deficiência. “O Ministério do Trabalho disciplinou que pessoas com visão monocular passaram a ser consideradas pessoas com deficiência e poderão se beneficiar da Lei de Cotas, que assegura um porcentual de vagas para esse público”, comenta.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.