Assembleia Legislativa recebe alunos do Colégio Estadual Jardim Vila Boa, dentro do projeto Escola no Legislativo

A Escola do Legislativo realizou, na tarde desta quarta-feira, 29, no auditório 2, na Assembleia Legislativa de Goiás, a 2ª edição do projeto “Escola no Legislativo”, que, desta vez, recebeu um novo grupo de alunos e professores do Colégio Estadual Jardim Vila Boa.
De forma descontraída e interativa, o professor e pesquisador do Legislativo, Maurício Paranaguá, questionou os alunos a respeito da origem do Poder Executivo, quando explicou sobre o surgimento do termo burguês, sistema feudal e capitalismo. Ele também tratou da relação da sociedade com a democracia, baseada na teoria do filósofo inglês John Locke.
A professora de matemática do Colégio Estadual Jardim Vila Boa, Samira de Paula, comentou a importância de trazer os alunos para o ambiente legislativo e, também, destacou essa ação como forma de desvincular os alunos das redes sociais e ter um foco maior para o aprendizado. “Eles [alunos] têm muito contato com as redes sociais e a gente sabe que nem tudo que está lá é verdade. Conhecer a realidade, a história, como funciona, isso tudo abre a mente deles para entender a importância do envolvimento dos alunos, não só como espectadores, mas como cidadãos atuantes”, argumentou.
Maurício disse que essa ação contribui para a formação de cidadania, formação de consciência crítica sobre o poder político, sobre o município de Goiânia, o estado de Goiás e, principalmente, do Brasil.
A aluna Maria Clara, da 9ª série, falou sobre a necessidade de haver aulas mais dinâmicas, principalmente em um ambiente da Casa de Leis. “Na sala, muitos alunos não conseguem prestar atenção por conta das aulas serem muito monótonas e, vistar esses espaços,nos estimula para sempre querer aprender”.
Nesta quinta-feira, 30, acontece a 3ª edição do projeto Escola no Legislativo, também no auditório 2 da Escola. A ação receberá, novamente, alunos de outras turmas do Colégio Estadual Jardim Vila Boa.