Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário aprova projeto que visa dar maior incentivo à adoção de crianças e adolescentes

29 de Março de 2023 às 16:51

Nesta quarta-feira, 29, foi aprovado em segunda votação o projeto de lei nº 6133/19, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB) e do ex-deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), que pretende instituir a Semana Estadual de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes.

“Essa proposição tem por objetivo promover a reflexão sobre a importância da adoção de crianças e adolescentes, considerando a prioridade das políticas de atendimento à infância e juventude, preconizada pelo artigo 227, da Constituição Federal, e as normas concernentes ao instituto da adoção, contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Código Civil, e Lei Federal nº 10.447, de 9 de maio de 2002, que institui o Dia Nacional da Adoção, a ser comemorado anualmente no dia 25 de maio”, argumenta a justificativa.

Se aprovada  e sancionada, a Semana Estadual de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes será realizada anualmente, na quarta semana do mês de maio, tendo como finalidade a promoção de campanhas de conscientização e esclarecimento sobre o tema, bem como a realização de debates, palestras e seminários.

“Também são objetivos desse evento: conscientizar a população de que toda criança ou adolescente tem direito a fazer parte de uma famíliaestimulando assim a adoção legal e humanizada, e evidenciar a importância de adoções tardias, inter-raciais, de grupos de irmãos e de crianças com necessidades especiais, garantindo-lhes uma convivência familiar saudável e afetuosa”, ressalta o deputado.

De acordo com informações do Conselho Nacional de Justiça, atualmente há 45.923 pretendentes cadastrados e 9.566 crianças e adolescentes disponíveis. Na última década, mais de 12 mil adoções foram realizadas por intermédio do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) no Brasil. A partir da implantação do CNA, o número de adoções foi crescente. No primeiro ano de utilização, o cadastro viabilizou 82 adoções. Já no final de 2018, mais de duas mil adoções tinham sido efetivadas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.