Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que protege direitos do consumidor passa na primeira votação

29 de Março de 2023 às 16:43

Aprovado em primeira votação na Ordem do Dia desta quarta-feira, 29, o projeto de lei nº 4087/21, de autoria da ex-deputada Lêda Borges (PSDB), prevê a obrigatoriedade do fornecedor de produtos e serviços manter em seu banco de dados a nota fiscal e o termo de garantia do produto ou serviço fornecido ao consumidor. A matéria segue agora para segunda votação.

De acordo com a deputada, o projeto tem por finalidade obrigar os fornecedores de produtos e serviços no estado de Goiás a manter em seu banco de dados, e disponibilizar ao consumidor, a nota fiscal e o termo de garantia pelo período contratual para eventual solicitação desses itens pelo consumidor. O comerciante terá prazo de 30 dias, a contar da data da solicitação, para disponibilizar tais documentos. Caso isso não ocorra, caberá ao consumidor propor ação judicial por perdas e danos.

“Essa iniciativa visa auxiliar o consumidor que por ventura tenha perdido tais documentos. É comum nos depararmos com esse tipo de situação: consumidores que acabaram por ter prejuízos financeiros consideráveis por não conseguirem comprovar que o produto estava dentro do prazo de garantia contratual, gerando com isso, o enriquecimento ilícito por parte dos comerciantes e fornecedores, tendo em vista que o consumidor poderia vir a ter direito a um novo produto ou serviço, visto o vício ou defeito do produto ou serviço adquirido”, afirma a parlamentar.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.