Ícone alego digital Ícone alego digital

Auxiliares do Governo tornam-se cidadãos goianos durante sessão solene realizada nesta quarta-feira, 29

30 de Março de 2023 às 06:30
Crédito: Sérgio Rocha
Auxiliares do Governo tornam-se cidadãos goianos durante sessão solene realizada nesta quarta-feira, 29
Sessão solene de entrega de Título de Cidadão Goiano

Em sessão solene extraordinária realizada, nesta quarta-feira, 29, a Assembleia Legislativa de Goiás concedeu o Título de Cidadania Goiana ao presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Borges Amaral, e ao subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria Geral de Governo, Márcio César Pereira. Ambos estão no Governo do estado desde o início da gestão de Ronaldo Caiado.

A homenagem a Fabrício Borges Amaral foi proposta pelo ex-deputado estadual, hoje parlamentar federal Jeferson Rodrigues (Republicanos), com o objetivo de reconhecer os relevantes serviços prestados por ele ao estado de Goiás.

Já Márcio César Pereira recebeu o Título de Cidadania proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB), em virtude dos seus relevantes serviços prestados na área de ciência, tecnologia e inovação, como engenheiro.

A solenidade foi prestigiada pelo secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, que, no evento, representou o governador Ronaldo Caiado, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos de Lima, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Neto, o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Antônio Cruvinel Borges, o presidente da Metrobus, Francisco Caldas, e o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Sales.

Virmondes Cruvinel presidiu a sessão, que contou também com a presença do deputado Cairo Salim (PSD).

Ao abrir a solenidade, Cruvinel falou do merecimento dos títulos concedidos, exaltando a competência e a dedicação dos dois homenageados na missão de conduzir suas pastas. E ressaltou a importância de se ter no Executivo pessoas preparadas e com experiência também na iniciativa privada, capazes de levar para o Governo, o diálogo e parcerias com empresas, a exemplo dos dois novos cidadãos goianos. “É com esse propósito que fazemos esse reconhecimento”, afirmou.

Em sua fala, o presidente da Goiás Turismo, que é natural de Patos de Minas, Minas Gerais, se emocionou várias vezes ao citar sua história de vida, repleta de desafios. E contou que saiu de sua cidade natal aos 12 anos, junto com a mãe e os irmãos, depois do falecimento do pai, em busca de melhores condições de vida. Citou, ainda, momentos marcantes de sua trajetória, como a morte da irmã e do filho, em 2019, primeiro ano de sua gestão frente à Goiás Turismo.  

E explicou que estava revelando detalhes da vida pessoal para descrever a importância de receber o Título de Cidadania Goiana.

Fabrício Amaral ainda falou da riqueza da experiência que tem acumulado no serviço público, que dá a oportunidade de servir ao próximo. “Amanhã eu vou voltar para a iniciativa privada, mas eu fui lapidado no Governo, eu pude ver o outro lado. E é gratificante cada pessoa que você ajuda. Os governos te propiciam isso”, enfatizou.

Ao final, o presidente da Goiás Turismo dedicou o título à sua mãe, pedindo que ela também subisse à tribuna, para lhe entregar a honraria.

Em seguida, a palavra foi concedida ao segundo homenageado da noite, o subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria Geral de Governo, Márcio César Pereira. Natural de São José do Rio Preto (SP), Pereira já foi também titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação.

O subsecretário iniciou seu discurso contando um pouco de sua história de vida e de como conheceu Adriano da Rocha Lima, quando trabalharam juntos em uma empresa operadora de telefonia. Segundo o relato de Márcio César, a partir daí nasceu uma grande amizade e uma parceria profissional.

Tempos depois, Adriano da Rocha Lima o convidou para escreverem o Plano de Ciência e Tecnologia do então eleito governador Ronaldo Caiado. Em seguida, ao ser chamado para ser secretário da área, Adriano o convidou para fazer parte da sua equipe.

Ao chegar ao Governo, segundo Márcio, encontrou a Secretaria de Ciência e Tecnologia em estado de abandono e contou como foi desenvolvido o trabalho de recuperação da pasta, com os desafios enfrentados e os avanços conseguidos. A primeira realização destacada por ele, foi a primeira edição da Câmpus Party, um evento de inovação que envolve estudantes de várias partes do País.

Pereira citou, ainda, vários outros projetos e programas do Governo na área de ciência e tecnologia, que têm gerado impacto na vida dos goianos, entre eles, o Sukatech, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás, que segundo ele, virou política de Estado, o programa Centelha, entre outros.

E destacou o projeto Include, que aproxima setores mais vulneráveis do setor de tecnologia de informação e as Escolas do Futuro, que classificou como o projeto mais importante de sua vida. “As Escolas do Futuro têm o objetivo de formar profissionais para a área de TI, que tem uma grande demanda. Elas preparam o cidadão para o exercício de profissões tecnológicas. E tem ainda o Basileu França, que trabalha a profissionalização de artistas de alto nível”, ressaltou.

Currículo

Fabrício Borges Amaral já foi coordenador-geral da Consultoria Jurídica do Ministério do Turismo e consultor da ONU junto ao MTur. Além disso, é coautor da Lei Geral do Turismo, marco regulatório do turismo nacional, e autor de livros na área, atuando como consultor de entidades turísticas. Desde janeiro de 2019, ele é presidente da Goiás Turismo. Em julho de 2022, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, das mãos do governador Ronaldo Caiado (UB), em reconhecimento aos seus relevantes serviços.

Márcio César Pereira é engenheiro de produção com MBA em administração de empresas, com extensa experiência no mercado de telecomunicações e em administração pública. Inovador, desenvolveu diversos negócios com a Internet das Coisas e Big Data. Com estudo da filosofia aplicável no ambiente corporativo, aperfeiçoou seus conhecimentos em negociação e estratégia empresarial. Possui experiência internacional, atuando em diversos países da América Latina como consultor de negócios e vários anos em operadoras celular na França e Portugal como engenheiro de otimização da rede móvel.

O Título de Cidadania Goiana é concedido a pessoas que não nasceram aqui, mas promovem alguma atividade relevante ao estado. A concessão é feita a partir de um projeto de lei apresentado por um parlamentar. O projeto tem toda a tramitação na Casa e precisa ser aprovado em duas votações em Plenário. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.