Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Ricardo Quirino defende aprovação de projeto que prevê prioridade na investigação de crimes contra idosos

11 de Abril de 2023 às 10:00
Deputado Ricardo Quirino defende aprovação de projeto que prevê prioridade na investigação de crimes contra idosos

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, em 2022 a  violência contra idosos no estado aumentou em 9,1 por cento. Um índice que só vem crescendo a cada dia. Só no ano passado, foram registrados 1.162 casos de pessoas idosas vítimas de violência em Goiás, com uma média de três agressões por dia e 96 ocorrências por mês. Visando combater este cenário, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) sugere instituir prioridade aos procedimentos investigatórios e processuais que apurem crimes cometidos contra pessoas com mais de 60 anos.

O projeto de lei nº 449/23 propõe que a preferência seja válida na apuração e responsabilização de crimes culposos e dolosos, inclusive na modalidade tentada. De acordo com o texto, os procedimentos que tiverem direito ao atendimento prioritário deverão ser identificados com etiquetas ou sinalização eletrônica com os termos “Prioridade – Idoso”.

O parlamentar propositor afirma, na justificativa, que a medida está alinhada com o artigo 71 do Estatuto da Pessoa Idosa. Além disso, “reconhece a vulnerabilidade dos idosos e busca garantir uma resposta mais rápida e efetiva do sistema de Justiça em relação aos casos de violência contra os maiores de 60 anos”.

A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde será designado um relator para a análise e elaboração do relatório. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.