Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto cria mutirão universitário para atender pessoas carentes

28 de Março de 2008 às 13:48

As comunidades carentes e de baixa de renda de Goiás poderão contar com um novo programa de assistência, caso a Assembléia Legislativa aprove e o Governo  sancione projeto de lei da deputada Adriete Elias (PMDB) que cria o Projeto Mutirão Universitário.  

Pela proposta, o projeto será operacionalizado por meio de convênios de cooperação técnica, cientifica e tecnológica, celebrados entre o Estado e universidades públicas e privadas. As instituições de ensino terão autonomia para definir programas a serem desenvolvidos nas comunidades.  Os acadêmicos selecionados atuarão prioritariamente em bairros pobres e favelas, áreas de invasão - por concentrarem o maior foco de problemas sanitários, habitacionais, educacionais, de saneamento básico, de capacitação profissional e de natureza familiar.  

A deputada justifica que a participação da universidade nas comunidades mais carentes, através de programas de assistência, constitui um ato cívico e social que enaltece o papel do universitário que, privilegiado por um estado qualificado, poderá atender àqueles que não puderam ter acesso ao ensino básico e nem universitário.  

Em contrapartida, os acadêmicos terão horas extracurriculares e incentivos educacionais.  O projeto da parlamentar é similar ao Projeto Rondon, uma ação governamental do Governo Federal, que envolve vários ministérios, visando ao fortalecimento de políticas públicas. Criado em 1967, o projeto tem levado estudantes e professores de instituições de ensino superior a desenvolver trabalhos sociais nas regiões mais carentes do País. Ele foi encerrado em 1989 e retomado em 2005. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.