Ícone alego digital Ícone alego digital

Campanha da Fraternidade

31 de Março de 2023 às 11:39
Crédito: Maykon Cardoso
Campanha da Fraternidade
Sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade
Sessão na Alego reverenciou Campanha da Fraternidade 2023, cujo o tema é "Fraternidade e Fome". O evento, proposto por Antônio Gomide, foi aberto pelo presidente Bruno Peixoto e reuniu membros da Igreja Católica.

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 31, no plenário Iris Rezende, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), uma sessão solene em razão da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome”. O deputado Antônio Gomide (PT) foi o propositor da solenidade, que contou com a participação de membros da Igreja Católica, parlamentares, representantes da sociedade civil e de mais de 117 paróquias.

O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), abriu o evento e compôs a mesa dos trabalhos juntamente com os deputados Antônio Gomide e Veter Martins (Patriota). Fizeram parte da mesa, ainda, o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino; o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto; o secretário-geral da sociedade goiana de cultura e ex-diretor da PUC, professor Wolmir Therzio Amado; o pároco da catedral metropolitana de Goiânia e Vigário-Geral, padre Carlos Gomes; o pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Padre Gil; o diretor da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, padre Cleiton Bérgamo; e o presidente da Associação Beija-flor e pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Vilmar Barreto.

Durante o evento, o deputado Antônio Gomide (PT) destacou a importância da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é a fome. Gomide enfatizou que a falta de alimentos não é o problema, uma vez que o Brasil começa a colher a maior safra de grãos da história, com previsão de 300 milhões de toneladas. O deputado ressaltou que, na verdade, o problema está na falta de justiça social, solidariedade, políticas públicas e um governo que coloque os pobres no coração do orçamento. Ele ainda citou as palavras do Papa Francisco, que tem insistido sobre a importância da Campanha da Fraternidade para a humanidade.

O deputado Veter Martins (Patriota), por sua vez, elogiou a iniciativa por trazer à tona assuntos cotidianos tão importantes quanto a fome. Ele destacou a importância da solidariedade e da fraternidade na luta contra a fome e mencionou Santo Agostinho: “Com a caridade o pobre é rico e sem a caridade o rico é pobre”.

O secretário da Sociedade Goiana de Cultura e ex-diretor da PUC-GO, professor Wolmir Amado, também destacou a importância da campanha no combate à fome e na formação da cidadania. Ele ressaltou a atuação de milhares de pessoas que trabalham anonimamente no âmbito da arquidiocese do estado e do país, visitando famílias, idosos e crianças em situações vulneráveis. O professor chamou a atenção para a importância de uma atuação permanente da igreja através das pastorais sociais.

O arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino, ressaltou que esta é a terceira vez que o tema da fome norteia a iniciativa, sendo abordado anteriormente em 1975 e em 1985. Ele destacou que a fraternidade está no DNA do cristianismo e listou diversos indicadores preocupantes relacionados à fome, insegurança alimentar e hídrica, além do trabalho análogo à escravidão. Dom João Justino conclamou os deputados estaduais a trabalharem em prol do combate a esses problemas, lembrando que a mesma inteligência humana que opera em favor do agronegócio precisa operar em favor da alimentação para todos.

O ex-prefeito de Goiânia e professor Pedro Wilson convocou a comunidade eclesial, poderes constituídos e a sociedade a combater a fome e a miséria, colocando em prática a campanha deste ano de forma permanente. Durante a solenidade, Wilson abordou a questão da fome em diversos contextos históricos, incluindo os índios Yanomamis, refugiados de guerra e brasileiros sem acesso a alimentos. O ex-prefeito destacou que 1 bilhão de pessoas no mundo passam fome enquanto milhares de toneladas de comida são desperdiçadas diariamente. Ele espera que a Campanha da Fraternidade deste ano tenha um impacto duradouro na sociedade.

O evento contou, também, com a participação especial do grupo Louvor e Voz, da Paróquia São João Batista, do setor Garavelo. O grupo, formado por jovens católicos, levou emoção e louvor durante a solenidade que aconteceu em razão do tema da campanha da fraternidade em 2023.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.