Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel propõe projeto para fomentar energia sustentável no estado

12 de Abril de 2023 às 09:50

Os impactos negativos causados pelas formas tradicionais de geração de energia têm sido discutidos frequentemente, o que ocasiona uma busca constante por fontes alternativas de energia que sejam menos agressivas. Nesse sentido, foi protocolado na Assembleia Legislativa de Goiás projeto do deputado Virmondes Cruvinel (UB), de nº 298/23, que visa promover a transição dessas fontes de energia tradicionais para energias mais limpas e sustentáveis, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa e combatendo as mudanças climáticas. A ideia é fomentar fontes de energia renovável, como a energia solar, eólica, hidráulica, biomassa e geotérmica, que vão proporcionar mais eficiência energética e uso racional de energia. 

O deputado ressaltou a necessidade de estimular pesquisas na área, gerando desenvolvimento para novas tecnologias de energia mais  limpas e sustentáveis. Na propositura, o parlamentar destaca que o estado de Goiás tem um papel fundamental nessa transição, devendo assumir um compromisso com a promoção da sustentabilidade ambiental e da eficiência energética.

A implementação da Política Estadual de Incentivo à Transição Energética será feita por meio de metas e planos de ação, programas e projetos, convênios e acordos com outras esferas de governo, empresas e organizações da sociedade civil. As metas e planos de ação permitirão ao Estado estabelecer diretrizes claras e objetivas para a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, permitindo o acompanhamento e avaliação da implementação da política.

Virmondes destacou, ainda, que os principais desafios enfrentados na transição energética incluem a necessidade de investimentos em infraestrutura e tecnologia, a resistência de alguns setores da indústria e da sociedade, a falta de coordenação e cooperação internacional, além da necessidade de garantir a estabilidade e a segurança do suprimento de energia em um cenário de transição. “Essas atividades econômicas são importante para o desenvolvimento do Estado” afirmou o parlamentar.

Para o deputado, a Política Estadual de Incentivo à Transição Energética no estado de Goiás é fundamental para promover a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a melhoria da qualidade do ar, diversificando as matrizes energéticas, criando novas oportunidades para geração de empregos e negócios.”A transição energética é, portanto, um processo fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável e para a garantia de um futuro mais seguro e próspero para as gerações presentes e futuras” complementou Virmondes Cruvinel.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.