Projeto que cria a Galeria Lilás na Alego pretende enaltecer o trabalho das deputadas do Poder Legislativo
Com o objetivo de resgatar a história das mulheres parlamentares no legislativo estadual, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) apresentou o projeto de lei nº 293/23, que cria a Galeria Lilás na Assembleia Legislativa de Goiás.
O deputado afirma, na justificativa do projeto, que a mulher vem, ainda que de forma lenta e gradual, se afirmando na vida política partidária e institucional de Goiás.
“As mulheres encontram grandes dificuldades em ocupar espaços de poder, serem eleitas ou ter voz ativa nas tomadas de decisões políticas. A não ocupação desses espaços deixa as mulheres à margem dos processos de elaboração das políticas públicas, além de enfraquecer a democracia”, colocou.
Ele ainda argumenta que, com muita coragem e lutas, elas mudaram o conceito da mulher na sociedade.
“Com isso, o projeto objetiva homenagear e agraciar todas as mulheres pelo seu esforço, pelas lutas e pelas vitórias, que muito já contribuíram para o nosso Estado. A galeria lilás visa incentivar as mulheres a lutar por seu espaço e seus objetivos, demonstrando a sua capacidade e o seu direito na sociedade”, finalizou.
A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da casa e está sendo relatada pelo deputado Cristiano Galindo(Solidariedade).
Como será a galeria
O espaço será em um ambiente visível e aberto à circulação, destinado à exposição permanente individualizada de imagens por reprodução fotográfica, das mulheres que tenham sido eleitas como deputadas suplentes que tenham por algum período assumido uma cadeira no parlamento do Estado de Goiás.