Mauro Rubem propõe criação de saúde vocal e auditiva para professores da rede pública de Goiás
Criar o programa estadual de saúde vocal e auditiva dos professores da rede estadual de ensino do Estado de Goiás. É esta a proposta do deputado Mauro Rubem que consta em projeto que está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da casa, protocolado com o nº 310/23. O objetivo é criar um instrumento de defesa da saúde dos professores e do pessoal de apoio da educação.
“Não há dúvida de que o esforço vocal e auditivo do professor é considerável e de que sua voz e audição são essenciais para o desempenho de suas funções. Assim, nenhum esforço para a preservação de sua saúde será em excesso”, afirma o deputado em suas justificativas.
Segundo o deputado escreveu no texto do projeto, o uso adequado da voz, por si só, pode auxiliar o profissional do magistério no desenvolvimento de suas atividades, pois há um desgaste natural do aparelho. Por isso, ele defende que é necessário se ter o cuidado de realização de avaliações periódicas da saúde vocal. “0 ganho que se tem com a saúde do servidor é indiscutível e a proteção dos professores nesse aspecto não pode nunca ser esquecida pelo Estado, responsável maior pela utilização dos serviços desses profissionais”, conclui Mauro Rubem.