Ícone alego digital Ícone alego digital

A Alego recebeu hoje os alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás . A visita faz parte do projeto Escola no Legislativo

04 de Abril de 2023 às 11:06
Crédito: Carlos Costa
A Alego recebeu hoje os alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás . A visita faz parte do projeto Escola no Legislativo
5ª Edição do Projeto Escola no Legislativo Colégio Estadual da Polícia Militar Waldemar Mundin

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 4, no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego, a 5ª edição do projeto Escola no Legislativo. Nesta edição, puderam conhecer o dia a dia dos trabalhos no Legislativo goiano os alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Waldemar Mundim.

De acordo com o professor da Escola do Legislativo da Alego, Maurício Barbosa Paranaguá, a ação tem por objetivo principal aproximar a sociedade e o Parlamento, trazendo um pouco da vivência do Legislativo para a sala de aula dos estudantes. Durante o evento, os alunos discutiram temas como cidadania, política e a importância do Poder Legislativo.

A professora de história Degmar Ribeiro ressaltou a oportunidade e a conveniência da atividade, sobretudo em agregar os conhecimentos ministrados em sala de aula na prática. “Estamos trabalhando, nas disciplinas das ciências humanas, o surgimento, consolidação e importância dos três poderes na sociedade. Essa visita técnica agrega consciência sobre o exercício da cidadania, que está para além do voto”, disse. A professora salientou, ainda, que é essencial entender o papel dos representantes do povo e como este papel é definido na prática e na realidade, ressaltando a importância de votar consciente.

Geração participativa

Ao ser indagada sobre o objetivo do projeto em contribuir para uma sociedade mais justa e democrática, a professora apontou que a consciência e acessibilidade são a base de transformação das sociedades. “Consciência se adquire com conhecimento. Ter noção sobre a repartição dos poderes, e saber que este poder existe através da nossa participação, através do povo, forma consciência crítica. Conhecer o papel de quem nos representa, não só a base de fake news, é fundamental para uma geração mais participativa”, concluiu.

Além de uma visita guiada as dependências do Palácio Maguito Vilela, onde os alunos conheceram o plenário Iris Rezende e a galeria de ex-presidente, os estudantes puderam assistir, ainda, palestras sobre “Origem, Formação Histórica e Importância do Poder Legislativo”, ministrada pelo professor Maurício Paranaguá, “As Antigas e atual Sede do Poder Legislativo Goiano”, ministrada pela professora Ethiene Gonçalves e, por fim, palestra sobre o processo de elaboração de Leis, com o procurador da Casa, Daniel Boaventura França.

Conheça mais sobre o projeto “Escola no Legislativo”

O projeto “Escola no Legislativo” tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos sobre o Parlamento, cidadania, política e importância do Poder Legislativo em suas diferentes esferas. Com isso, busca-se contribuir para uma educação voltada à formação política de cidadãos, dotados de competências que os habilitem a fazer suas escolhas, a atuar criticamente na sociedade e na construção de seu próprio destino.

 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.