Projeto de atendimento no térreo para pessoas com dificuldade de locomoção é aprovado
Os parlamentares aprovaram, em segunda discussão e votação, na sessão plenária desta terça-feira, 4, a proposição no 4661/21, que prevê o atendimento, no pavimento térreo de prédios públicos ou privados, quando inexistente equipamento interno para acesso a pavimentos superiores, a idosos, gestantes e pessoas com deficiência física, dificuldade ou restrição de locomoção. O projeto é do deputado Virmondes Cruvinel (UB).
Fica estabelecido que devem ser providenciados, para o atendimento, todos os equipamentos e materiais necessários no mesmo modelo do existente nos pavimentos sem acesso.
“Embora exista legislação obrigando a adaptação de prédios para acesso de pessoas que possuam alguma necessidade de apoio na mobilidade”, argumenta o parlamentar no projeto, “sabemos que ainda não foi possível atingirmos um nível adequado para o melhor atendimento para muitos cidadãos e cidadãs em Goiás”.
Ainda são muitos os prédios, enfatiza Virmondes Cruvinel, que não atendem os requisitos mínimos exigidos, havendo inúmeras barreiras intransponíveis principalmente para as pessoas com deficiência e/ou mobilidade comprometida ou reduzida.