Troféu do Goianão 2023 fica exposto na Casa do Povo

Quem quiser conhecer a taça de campeão do Campeonato Goiano de Futebol, antes da final que acontece no próximo domingo, 09, tem uma oportunidade única. O troféu está exposto no saguão de entrada do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo goiano.
Já é uma tradição que a taça seja exibida em algum local de visitação pública, como um shopping center, antes do último jogo da competição, mas essa é a primeira vez que ela vem para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Segundo o secretário de Esporte e Lazer da Casa, Vinícius Cirqueira, a apresentação da taça no Palácio Maguito Vilela acontece por uma parceria da Alego com a Federação Goiana de Futebol e segue a determinação do presidente, Bruno Peixoto (UB), de aproximar o cidadão do poder mais representativo da sociedade.
A abertura da exposição, na tarde desta terça-feira, contou com a presença dos deputados Lucas Calil (MDB), Cristiano Galindo (Solidariedade), Coronel Adailton (Solidariedade) e José Machado (PSDB), além do presidente Bruno Peixoto. Também estiveram presentes, o presidente e o CEO da Federação Goiana de Futebol (FGF), respectivamente, Ronei Ferreira de Freitas e André Pitta.
Os mascotes do Goiás Esporte Clube e do Atlético Clube Goianiense, clubes que disputam a final do Goianão, foram uma atração à parte, posando para fotos com torcedores, servidores e visitantes, que acompanharam o evento.
Em sua fala, Ronei Ferreira agradeceu a Peixoto pela cessão do espaço para a apresentação do troféu aos goianos. E lembrou que essa é a única oportunidade que a população terá de conhecer a taça, antes do jogo decisivo. “Daqui a taça vai para o Estádio da Serrinha. Que a gente possa ter uma grande festa no próximo domingo”, sentenciou.
O presidente da Alego retribuiu o agradecimento ao gestor da FGF, pela parceria entre as duas instituições e pela federação ter escolhido um espaço tão simbólico para a apresentação do objeto, que simboliza a conquista máxima do futebol goiano. Também o parabenizou pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em favor do futebol goiano.
Por fim, Peixoto falou da satisfação pela exposição. “Estamos felizes em receber, em primeira mão, a taça da final do campeonato goiano. Aqui é a nossa Casa, a Casa do povo goiano. Não existe melhor lugar para apresentar essa taça ao povo”, afirmou.
O servidor do gabinete do deputado Antônio Gomide, João Júnior, foi um dos que acompanharam o evento e fez questão de fotografar ao lado do Dragolino, o mascote do Atlético. Torcedor “raiz” do clube, como ele mesmo se classifica, esteve no primeiro jogo da final e disse que se sente privilegiado de poder conhecer a taça, que acredita, vai, definitivamente para o Castelo do Dragão, no próximo domingo. “Receber no nosso trabalho, a taça, que eu tenho certeza que vai ser nossa, é uma grande oportunidade”.
O esmeraldino Luiz Felipe Vieira, também servidor da Casa, lotado na diretoria de Patrimônio, foi outro que aproveitou que aproveitou para posar ao lado do mascote do seu time. Ele afirmou que ainda está esperançoso em uma virada no jogo de volta, mas que poder conhecer o troféu antecipadamente, já é um consolo, caso o resultado não seja o que ele espera. “A esperança não pode acabar, mas se não der certo, pelo menos eu estou vendo a taça agora de pertinho”, disse.
O troféu
Segundo informações da FGF, a taça de campeão do futebol goiano mede 68 cm de altura. Foi produzida em bronze banhado em níquel e adornado com tiras de bronze banhado a ouro, no topo e na base.
Esse é o segundo ano consecutivo que Goiás e Atlético disputam a final do Goianão. No ano passado, o Atlético levou a melhor, se sagrando campeão, com duas vitórias sobre o time esmeraldino. No primeiro jogo, venceu por 1 a 0. Na segunda partida, ganhou, de virada, por 3 a 1, dentro da casa do adversário.
Em 2023, até agora, a história está se repetindo. Domingo passado, o Dragão campineiro venceu o jogo de ida, no Estádio Antônio Accioly, por 2 a 0. Com o resultado, pode até perder por um gol de diferença que ainda assim, se sagra bicampeão.
A taça fica exposta no saguão de entrada da sede da Alego, até às 17 h desta quarta-feira, 05. A visitação é aberta ao público.