Ícone alego digital Ícone alego digital

Delegado Eduardo Prado requer criação de Frente Parlamentar em Defesa dos Animais

05 de Abril de 2023 às 16:40

O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) pleiteia, por meio do comunicado geral nº 426/23, a criação de Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. O objetivo, de acordo com o requerimento, é promover o desenvolvimento e o aprimoramento da Legislação Estadual e das políticas públicas referentes à defesa dos animais.

Em sua justificativa, o parlamentar enfatiza que a Constituição Federal, em seu artigo 225, declara que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. 

Desse modo, destaca a criação da associação como mais um mecanismo para o avanço nas políticas públicas para a proteção dos animais. “A constituição da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais visa discutir, acompanhar e propor projetos voltados, especialmente, para garantir a segurança e bem-estar dos animais, o efetivo combate à violência, casos de abandono e maus-tratos”, pontua o requerimento.

O documento evidencia, ainda, o foco em promover uma cultura de preservação e valorização dos animais, bem como desenvolver iniciativas de bem-estar e saúde animal, com a promoção de audiências públicas, fóruns, estudos legislativos, oitivas, eventos de incentivo à adoção, dentre outras atividades que possibilitem a ampliação dos debates e a valorização sobre o tema.

O comunicado salienta que a execução da Frente Parlamentar não implicará ônus para o Legislativo goiano, “utilizando-se tão somente dos espaços físicos e servidores desta Casa para a execução de seus trabalhos”. Ora constituída, a associação deverá atuar durante a atual Legislatura e ser composta por dez parlamentares, sob coordenação do deputado Delegado Eduardo Prado, com prazo de funcionamento de seis meses, prorrogável por igual período.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.