Ícone alego digital Ícone alego digital

Alteração da LOA 2023 é objeto de veto parcial do Governo

10 de Abril de 2023 às 12:30

A proposta, que altera a Lei n° 21.527/22, dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária Anual referente ao exercício de 2023 teve parte de seu conteúdo vetado pelo governo estadual. A proposta recebeu duas emendas durante análise na Assembleia Legislativa de Goiás.

A emenda objeto do veto pretendeu estabelecer um mecanismo para que os autores de emendas individuais pudessem ajustar sua execução, independentemente de terem sido reeleitos. Em sua justificativa, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) alegou que a correlação entre a execução da emenda impositiva e a legitimidade conferida ao respectivo autor ficariam prejudicadas, desrespeitando o princípio republicano previsto na Constituição Federal.

Já a outra emenda parlamentar foi mantida pela governadoria. Esta emenda adiciona três novos itens referentes a acréscimos de despesas com pessoal, referentes ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO).

O veto parcial tramita pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, posteriormente, segue para apreciação do plenário da Alego.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.