Fred Rodrigues sugere a utilização do cordão de girassol como símbolo para a identificação da pessoa com deficiência oculta
Tramita na Casa o projeto de lei nº 327/23, de autoria do deputado Fred Rodrigues (DC), que dispõe sobre a utilização do cordão de girassol como símbolo para a identificação da pessoa com deficiência oculta no estado de Goiás.
Na justificativa da matéria, o deputado aponta que quando uma pessoa com o cordão de girassol for identificada, as equipes de atendimento de aeroportos, estações, supermercados e outros tipos de estabelecimentos que trabalham com grandes públicos deverão priorizar a assistência a esse cliente e seus acompanhantes.
O texto esclarece, ainda, que esse serviço será capaz de evitar ou amenizar situações de alto estresse, como filas e atrasos, tomando a experiência do indivíduo mais tranquila ao fornecer auxílio em casos de crises. Vale destacar que alguns aeroportos pelo mundo já contam com salas especiais para pessoas com algum tipo de deficiência oculta. São consideradas doenças ocultas, por exemplo, o autismo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, fobias extremas entre outras neurodivergências.
A propositura encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuída para a relatoria do deputado Talles Barreto (UB).