Sala da Agência de Notícias da Assembleia terá o nome do fotógrafo Yocihar Maeda, falecido em 2020

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) irá homenagear o falecido fotógrafo Yocihar Maeda, conhecido como Maedinha, em uma cerimônia de descerramento da placa com a fotografia do profissional, que ocorrerá nesta terça-feira, 11, às 14 horas, na sala da Agência Assembleia de Notícias. A iniciativa visa celebrar a contribuição daquele que atuou como servidor da Casa de Leis por mais de 30 anos.
A sala da Agência Assembleia de Notícias do Palácio Maguito Vilela, desde o dia 6 de dezembro de 2022, passou a ter o nome de Yocihar Maeda, em reverência ao fotógrafo que faleceu aos 67 anos, vítima de câncer na bexiga. A proposta de denominação foi apresentada pelo ex-deputado Helio de Sousa e aprovada por meio da Resolução nº 1.762/22.
Yocihar Maeda teve uma carreira de sucesso na fotografia antes de ingressar na Alego. Ele trabalhou no Fujioka e na Companhia Industrial Farmacêutica antes de ser contratado como fotógrafo parlamentar em 1º de junho de 1988. Inicialmente lotado na seção de Imprensa, em 2003, passou a ocupar o cargo de assistente legislativo na seção de Jornalismo, hoje conhecida como Agência Assembleia de Notícias, onde permaneceu até 27 de janeiro de 2020.
A cerimônia de descerramento da placa, com a foto de Yocihar Maeda, contará com a presença do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB); a esposa do fotógrafo, Núbia Maeda; as filhas do homenageado, Vanessa e Fernanda Maeda; e o ex-deputado Helio de Sousa. O evento simboliza o reconhecimento da Casa pelo trabalho e dedicação do profissional ao longo de sua trajetória no Legislativo goiano.