Ícone alego digital Ícone alego digital

Servidores da Assembleia recebem noções de Redação e Técnica Legislativa

11 de Abril de 2023 às 12:50
Crédito: Denise Xavier
Servidores da Assembleia recebem noções de Redação e Técnica Legislativa
Curso de capacitação: Redação e Técnica Legislativa

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na manhã desta terça-feira, 11, o segundo dia da série de palestras “Poder Legislativo: teoria e prática para assessores parlamentares”, o tema abordado hoje foi Redação e técnica legislativa, ministrado de forma hibrida, com transmissão ao vivo no canal do Youtube da Escola do Legislativo e presencialmente no Auditório 2 da Alego.

O curso voltado para assessores parlamentares teve como intuito trazer noções para auxiliar na elaboração de projeto de leis, preposições, propostas de emendas constitucionais e requerimentos. Dividido em dois blocos, foi primeiramente ministrado pela professora e procuradora da Assembleia Legislativa com lotação na Seção de Assuntos Legislativos, Maira Luciene de Souza.

A procuradora abriu a palestra explicando a importância das leis e da função legislativa, ela afirmou que a técnica legislativa é a arte de redigir boas leis, no sentido de serem claras, inteligíveis, precisas e exatas. Ainda passou etapa por etapa na elaboração Legislativa, detalhando a estrutura  que o projeto de lei deve seguir de acordo com as normas da LC n°33/2001.

No segundo bloco foi a vez do professor e procurador da Casa, Eduardo Henrique Loll, que falou sobre articulação das proposições legislativas e Redação legislativa. O procurador explicou como articular a linguagem de modo a ensejar compreensão do objetivo da lei permitindo que o texto evidencie com clareza o conteúdo e o seu alcance. O professor também deu dicas importantes na hora de redigir às proposições, como, de escolher termos que tenham o mesmo sentido e significado na maior parte do território nacional, evitar o uso de expressão locais e usar apenas siglas consagradas pelo uso.

Amanhã, a Escola do Legislativo promove mais uma palestra na Casa para seus servidores, com o tema “Controle Externo e CPI”, que será ministrada no período da manhã no auditório 2, do  Palácio Maguito Vilela.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.