Propositura de atenção à mulher na menopausa é assinada pela deputada Rosângela Rezende
A deputada Rosângela Rezende (Agir) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei que institui a Política Pública Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa. A matéria, que tramita na Casa de Leis com o nº 433/23, passará pela apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, se obtiver o selo de constitucionalidade, será deliberada pela comissão de mérito e pelo Plenário.
A redação da proposição informa que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), climatério é a fase da evolução biológica da mulher, em que ocorre o processo de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo, e a menopausa o marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência.
Entre outras diretrizes, a política estadual prevê a realização de campanhas, seminários ou palestras atinentes à temática, contemplando abordagem geracional da mulher em todas as fases, da adolescente à idosa; participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para as mulheres, a fim de compreender as principais alterações esperadas no climatério e na menopausa, de modo a identificar o que é pertinente ao período, propondo ações que proporcionem o cuidado integral e humanizado; além do atendimento multidisciplinar e ações para implementar a promoção de saúde, prevenção de agravos, identificação precoce e tratamento de doenças crônicas comuns, e para o manejo de sintomas no climatério; incentivar a formação, capacitação e sensibilização de profissionais especializados para as particularidades inerentes a esse grupo populacional.
“É de extrema importância que exista divulgação sobre o assunto a fim, inclusive, de expurgar estigmas sociais que o rodeiam. Neste marco, é natural que a mulher se sinta fadigada, deprimida, ansiosa, irritada, nervosa, além de apresentar dores de cabeça e dificuldades na concentração, havendo, no entanto, dificuldade de reconhecer a causa desses sintomas. Entender e controlar esses fatores pode auxiliar no alívio dos sintomas da menopausa, além de fornecer dados para definir grupos que necessitam maior atenção por parte dos serviços de saúde”, argumenta Rosângela.