Ícone alego digital Ícone alego digital

Propositura de atenção à mulher na menopausa é assinada pela deputada Rosângela Rezende

11 de Abril de 2023 às 14:00

A deputada Rosângela Rezende (Agir) apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei que institui a Política Pública Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa. A matéria, que tramita na Casa de Leis com o nº 433/23, passará pela apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, se obtiver o selo de constitucionalidade, será deliberada pela comissão de mérito e pelo Plenário.

A redação da proposição informa que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), climatério é a fase da evolução biológica da mulher, em que ocorre o processo de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo, e a menopausa o marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência.

Entre outras diretrizes, a política estadual prevê a realização de campanhas, seminários ou palestras atinentes à temática, contemplando abordagem geracional da mulher em todas as fases, da adolescente à idosa; participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para as mulheres, a fim de compreender as principais alterações esperadas no climatério e na menopausa, de modo a identificar o que é pertinente ao período, propondo ações que proporcionem o cuidado integral e humanizado; além do atendimento multidisciplinar e ações para implementar a promoção de saúde, prevenção de agravos, identificação precoce e tratamento de doenças crônicas comuns, e para o manejo de sintomas no climatério;  incentivar a formação, capacitação e sensibilização de profissionais especializados para as particularidades inerentes a esse grupo populacional.

“É de extrema importância que exista divulgação sobre o assunto a fim, inclusive, de expurgar estigmas sociais que o rodeiam. Neste marco, é natural que a mulher se sinta fadigada, deprimida, ansiosa, irritada, nervosa, além de apresentar dores de cabeça e dificuldades na concentração, havendo, no entanto, dificuldade de reconhecer a causa desses sintomas. Entender e controlar esses fatores pode auxiliar no alívio dos sintomas da menopausa, além de fornecer dados para definir grupos que necessitam maior atenção por parte dos serviços de saúde”, argumenta Rosângela.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.