Comissão de Educação da Alego se reúne para discutir a valorização dos servidores da educação em Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), sob o comando da presidente da Comissão de Educação, deputada Bia de Lima (PT), discutiu, na manhã desta quarta-feira, 12, no auditório Carlos Vieira, uma pauta que contempla a valorização dos professores e administrativos da Educação em todo o Estado e, ainda, demonstra a preocupação com a violência nas escolas.
A parlamentar anunciou para os representantes de escolas que participavam da roda de conversas que “hoje já temos audiência com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), às 14h, para discutir o pagamento do piso salarial, a data base dos administrativos e a chamada dos concursados da Educação”.
Bia de Lima emendou dizendo que “também vamos cobrar do Governo do estado que realize a chamada do pessoal da Educação e da Segurança Pública, aprovados no último concurso. Isso tendo em vista que o pessoal de ambas as áreas precisam ser concursados”, completou ela se dirigindo aos representantes de escolas.
“Em se tratando de segurança, existem muitas sugestões e muitas são úteis e importantes, mas para que sejam também eficazes precisa haver uma integração entre todos os profissionais visando criar uma rede de proteção para a educação, onde todos que fazem parte do contexto possam ser fortalecidos, e, por isso mesmo, educação e segurança precisam trabalhar juntas”, manifestou Amarildo Parpineli, em nome de um grupo de delegados deste último concurso.
A Lei 13.395, aprovada em 2019, prevê que as escolas da rede pública e privada possam contar com os serviços de profissionais da psicologia. Entretanto, de acordo com a psicóloga Maria Goreti Aleixo, “esta ainda não é uma realidade nas escolas públicas porque nem o Governo federal e nem o Governo estadual definiram ainda de onde vai sair o dinheiro para esta contratação”.
Aleixo disse que esse profissional pode contribuir muito para aliviar as tensões, tanto de alunos quanto de professores e, ainda, intermediar a relação com a comunidade. O psicólogo pode ser um importante ponto de apoio e suporte e colaborar para diminuir o estresse no ambiente escolar. “Precisamos ter consciência de que a paz começa dentro de cada um de nós”, destacou a profissional da psicologia.