Ícone alego digital Ícone alego digital

Em sua primeira reunião ordinária, Comissão de Direitos Humanos distribui dois projetos para relatoria

12 de Abril de 2023 às 14:13
Crédito: Maykon Cardoso
Em sua primeira reunião ordinária, Comissão de Direitos Humanos distribui dois projetos para relatoria
Comissão de Direitos Humanos

Sob o comando de Cristiano Galindo (Solidariedade), a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Alego se reuniu na tarde desta quarta-feira, 12, para distribuir dois projetos de lei para relatoria. Além disso, o colegiado recebeu sugestões de atividades a serem realizadas durante este ano. 

O primeiro projeto distribuído, de n° 799/22, sugere instituir em Goiás a política estadual “Constituição Cidadã”. Assinada pelo deputado Charles Bento (MDB), a proposta visa promover o estudo da Constituição Federal nas escolas públicas e privadas de Goiás. 

Assim, o texto propõe maneiras de estímulo à compreensão e reflexão sobre a Carta Magna entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar. Além disso, pleiteia estabelecer anualmente a Semana da Constituição Cidadã, a ser comemorada na primeira semana de outubro. O projeto será relatado por Cairo Salim (PSD)

O relatório da propositura de n° 1573/22 ficará por conta de Fred Rodrigues (DC). A iniciativa de Virmondes Cruvinel (UB) requer a criação de uma política estadual de fortalecimento de vínculos familiares e garantia de convivência familiar em Goiás. 

Ao justificar a proposta, o deputado lembra que a "proteção especial à família", reconhecida como "base da sociedade", é um preceito definido pelo artigo 226 da Constituição Federal. “É relevante destacar que ações com foco no fortalecimento de vínculos familiares pressupõem um esforço intersetorial, pois frequentemente irão envolver saúde, educação e assistência social”, completa.

Segundo Cruvinel, os desafios na articulação de ações conjuntas tornam a instituição da referida política necessária, pois ela poderá fornecer diretrizes adequadas ao Executivo. O texto sugere que os trabalhos sejam implementados de forma descentralizada, mas integrada e articulada entre o Estado e a sociedade civil. 

Nesse sentido, o projeto enumera também objetivos, que têm a promoção da convivência familiar e comunitária e respeito às decisões privadas de cada família como princípios a serem perseguidos.

Sugestões

Conforme informado pelo presidente da comissão, foram feitas propostas para a promoção de eventos em alusão a três ocasiões: Semana Estadual de Conscientização e Divulgação do Disque Direitos Humanos (15 a 21 de maio), Semana Estadual de Direitos Humanos na rede pública de ensino de Goiás (10 a 17 de outubro) e o aniversário de 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro). 

O deputado Cairo Salim compartilhou sua expectativa de que o ano de 2023 seja de bastante movimentação no colegiado. “Os ataques em colégios pelo País mostram que há muito a ser discutido. Vamos defender o cidadão brasileiro que realmente precisa, essa é nossa missão enquanto parlamentares. Precisamos ser proativos e mostrar que estamos atentos”, afirmou.

Em concordância, Fred Rodrigues disse que a pauta dos direitos humanos tem sido desvirtuada e que deve voltar sua atenção à proteção dos mais vulneráveis. Já Ricardo Quirino (Republicanos) aproveitou para lembrar que qualquer assunto que envolva a proteção e valorização de pessoas está necessariamente relacionado aos direitos humanos. O deputado defendeu que a comissão dedique sua atenção às diversas questões que envolvem o tema. 

Encerrada a pauta, Cristiano Galindo encerrou a reunião, convocando outra para o dia 10 de maio, às 13h30, na sala das comissões da Alego.  

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.