Diretor do Colégio Lyceu defende políticas públicas educacionais eficazes para formação do aluno
Durante a audiência pública promovida pelo deputado Amilton Filho (MDB) na manhã desta quinta-feira, 13, que debate a segurança nas escolas, o diretor do Colégio Lyceu, Ricardo Marques Pinto, defendeu a importância de políticas públicas educacionais para combater a violência nas escolas.
"Eu entendo que parte daquilo que se discute é assunto de políticas públicas educacionais. A gente tem práticas estadunidenses como exemplo e cada vez mais seguimos o caminho para nos tornarmos um país fascista. Não entendo essas práticas", destacou o diretor.
Pinto também ressaltou a importância de uma educação voltada para a formação do indivíduo como agente transformador da sociedade. "Quando a criança faz alguma coisa errada, ela deve aprender a fazer o correto desde cedo. É um processo e, quando falamos de processo educacional, podemos entender por políticas educacionais que transcendem a gestão", disse.
O diretor ainda enfatizou que não existe uma solução imediata para o problema da violência nas escolas, mas sim um processo educacional. "Existe um plano de ação em processos educacionais, com o qual se transforma a educação em um indivíduo agente transformador da sociedade", afirmou.
Por fim, Pinto destacou a importância de valorizar o ambiente educacional e os profissionais da educação. "Percebemos há anos, em relação ao professor, em relação ao educador, que a família se sente no direito de pedagogicamente falar que o que ele faz está errado. É preciso participar de momentos, mas onde é que o paciente questiona a atuação do médico ou de um advogado? O mesmo deve acontecer com o professor", concluiu o diretor.