Ícone alego digital Ícone alego digital

Gustavo Sebba propõe incentivo à doação de sangue em faturas de consumo

10 de Maio de 2023 às 10:01

O deputado Gustavo Sebba (PSDB) é autor do projeto de lei nº 374/23, que obriga que empresas prestadoras de serviços e concessionárias de serviços de água, luz, telefone e internet ficam obrigadas a inserir, nas faturas de consumo, mensagem de incentivo à doação de sangue. A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Lincoln Tejota (UB). 

Na fatura deve constar a seguinte frase: "Você é a gota que faltava, DOE SANGUE!", juntamente com o site eletrônico do Hemocentro de Goiás e, também, o número do telefone para informações, disponibilizado pelo Hemocentro de Goiás (Hemogo). Ainda na fatura de consumo, deverá ser mencionado o local mais próximo da residência do consumidor, para facilitar a doação.  

A matéria tem a finalidade, além de proteger a saúde pública, contribuir para o aumento do número de doadores de sangue no estado. 

O deputado ressalta a importância desse ato, que, segundo ele, é essencial para a sobrevivência de muitas pessoas. “Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência de um indivíduo. Em algumas situações, a transfusão é inevitável, sendo, portanto, essencial que haja sangue em estoque, o qual é conseguido exclusivamente por doação.” 

Escassez na doação de sangue

Segundo dados do Ministério da Economia, no Brasil, somente 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS). O número, apesar de ter aumentado pós-pandemia, ainda continua abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e dos 5% registrados em países da Europa.  

Estoque quase zerado em Goiás 

Há algumas semanas, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia informou que, devido ao baixo estoque, a realização de alguns procedimentos cirúrgicos foi prejudicada. A unidade informou que a maior demanda dos estoques é pelo sangue '0 positivo' e a Santa Casa procura, com urgência, por doações. 

A unidade ainda divulgou que o material está perto de acabar, ou seja, o estoque de sangue está quase zero. Segundo a gerente de controle técnico da Santa Casa, Izabela Mendes, existem cinco pacientes já internados na unidade à espera de cirurgias que precisam de mais bolsas de sangue. Ela ainda acrescenta que o estoque para sangue tipo 'AB-', 'A-', '0+', 'B+', 'B-' e '0-' estão zerados.  Izabela informou, também, que o hospital tem uma fila de espera de cerca de 90 pacientes para cirurgias eletivas. As áreas mais afetadas são de cirurgia geral, cardiologia, urologia, oncologia, hematologia, cirurgia vascular e transplantes. 

A situação no Hemocentro Estadual Professor Nion Albernaz está parecida com a Santa Casa de Goiânia, isso porque, de acordo com a Rede Hemo, que atende 222 unidades de saúde em todo o estado, a baixa nas doações gerou uma situação crítica. 

Como doar sangue em Goiás? 

Para quem desejar fazer a doação, a Rede Hemo realiza agendamento, com antecedência, pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.