Paulo Cezar pleiteia instituição do Dia Estadual do Ostomizado
Está apto a ser votado em fase final o projeto nº 377/23, que institui o Dia Estadual do Ostomizado, a ser comemorado no dia 27 de abril de todo ano, com a realização de reuniões, palestras, seminários e outros eventos relacionados à conscientização da importância da ostomia e, também, a eliminação do preconceito aos ostomizados. A proposta é do deputado Paulo Cezar Martins (PL).
A data visa mobilizar a população, por meio de ações de informação e conscientização, a combater o preconceito contra pacientes que passaram pelo procedimento e possuem o caminho externo alternativo, de forma temporária ou definitiva.
Com a instituição da data, pretende-se ter um maior auxílio na divulgação sobre a realidade dessas pessoas e, também, possibilitando a realização de campanhas em busca da construção de políticas públicas que garantam os direitos dos ostomizados. Além do mais, é uma forma de conscientizar e mobilizar a população goiana para conhecer, respeitar e combater o preconceito em relação à pessoa.
O que é ostomia?
É procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão considerado oco, como exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, na qual se cria uma comunicação com o meio externo, através de uma fístula, podendo ser temporária ou permanente, com isso a pessoa convive com ela durante a sua vida toda. Com isso, o termo “ostomizado” refere-se a uma pessoa que já passou por uma cirurgia de ostomia.